quarta-feira, 16 de março de 2016

PREÇO MÉDIO DE LOCAÇÃO SE ESTABILIZOU ENTRE JANEIRO E FEVEREIRO


Segundo informações do FipeZAP, os preços de locação apresentaram estabilidade na passagem de janeiro para fevereiro. O resultado interrompe uma sequência de nove messes consecutivos de queda no valor do m². Com isso, o Índice FipeZap de Locação acumula queda nominal de 4,02% nos últimos 12 meses.

No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA atingiu 10,32%. Dessa maneira, o Índice FipeZap de Locação mostrou queda real de 13,02% nos últimos 12 meses. Todas as cidades presentes no índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo, Santos e Distrito Federal mostraram queda nominal de preços. O preço médio anunciado para locação por m2 nas 11 cidades pesquisadas em fevereiro/2016 foi de R$ 30,97/mês.

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para novos aluguéis. Dessa maneira, mostra de forma mais dinâmica como está a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando.

Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento. Em fevereiro de 2016, o retorno médio anualizado com aluguel foi de 4,6%.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário