O preço dos imóveis
O preço dos imóveis é definido pela demanda e pela oferta, como em outros setores da economia. Além disso, questões técnicas e legais para o desenvolvimento dos empreendimentos acabam determinando seu custo de produção.
Outro aspecto importante a ser levado em consideração é o potencial construtivo do terreno, ou seja, quantos metros quadrados de área construída podem ser edificados em determinado terreno, considerando-se sua metragem. Assim, em regiões mais nobres, com custo de terra mais elevado e potencial construtivo menor, os empreendimentos desenvolvidos normalmente tendem a ter o valor de venda mais elevado.
Por outro lado, as regiões onde a terra não é tão valorizada e onde o potencial construtivo é maior tendem a receber empreendimentos cujo valor de venda das unidades será mais acessível. Abaixo, listamos os componentes do preço de um imóvel:
Terreno: Não só o valor pago pela incorporadora aos proprietários do terreno, mas também a quantidade de m² que ali se pode construir impactam no valor final do imóvel.
Exemplo:
- Terreno de 1.000 m² com custo de aquisição de R$ 1.000.000,00
- Potencial Construtivo: O equivalente a uma vez a área do Terreno.
- Custo por m² de área construída: R$ 1.000.000,00 :1.000 m² = R$ 1.000,00
- Se a Unidade tiver 100 m², a fração ideal do Terreno custará R$ 100.000,00
- Terreno de 1.000 m² com custo de aquisição de R$ 1.000.000,00
- Potencial Construtivo:O equivalente a duas vezes a área do Terreno
- Custo por m² de área construída R$ 1.000.000,00 :2.000 m² = R$ 500,00
- Se a Unidade tiver 100 m², a fração ideal do Terreno custará R$ 50.000,00
Custo de Produção dos imóveis:
Neste componente, incluem-se todos os custos com projetos, licenciamento, registros,obras,etc.
Custos Financeiros:
Usualmente, os empreendimentos contam com financiamentos para a sua produção. Esses financiamentos são obtidos junto a instituições financeiras e sobre eles incidem custos que são considerados na formação do preço das unidades.
Despesas administrativas:
Para a gestão de todo o processo de incorporação imobiliária, as empresas precisam contar com uma equipe multidisciplinar de profissionais e manter uma estrutura com escritório, equipamentos, sistemas e outros recursos. O custo de manutenção dessa estrutura administrativa também é rateado e compõe o custo das unidades produzidas.
Despesas de Marketing:
São os custos referentes às ações de divulgação e comunicação do produto.
Corretagem:
Corresponde aos honorários de intermediação, devidos a imobiliárias e corretores de imóveis que colaboram para que a compra e venda do imóvel se conclua.
Lucro:
Representa a remuneração pelos investimentos e riscos assumidos pelos incorporadores para o desenvolvimento dos empreendimentos imobiliários.
Fonte: ABRAINC
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