O professor Arthur Vieira de Moraes, especialista em fundos imobiliários da EXAME Research (a divisão de análise de investimentos da EXAME), responde a perguntas de investidores em seu programa semanal. O FIIs em EXAME vai ao ar toda sexta-feira às 15h no canal da casa de análises no YouTube.
Veja abaixo uma das perguntas respondidas no último programa, que foi ao ar nesta sexta-feira, 22 de janeiro.
Dúvida do leitor: Quais critérios devem ser usados para escolher um bom fundo imobiliário?
Caro leitor, o primeiro passo é entender em que você está investindo, ou seja, qual o patrimônio do fundo. Ao comprar uma cota de um fundo imobiliário (FII) na bolsa, você está adquirindo um pedaço desse patrimônio. É preciso entender se esses ativos são do seu interesse, se combinam com o seu perfil de investimento e de risco.
O próximo fator a ser observado é a gestão. O investidor não administra diretamente o patrimônio adquirido, o que significa que ele deve conhecer as competências e a trajetória profissional do gestor. Na sequência, é necessário checar a liquidez do fundo para entender se é um ativo com boa possibilidade de negociação.
E, por último, você deve observar se o preço e a rentabilidade do FII estão adequados. A maioria das pessoas faz o caminho inverso e começa pelo final da lista. Muitas vezes tomam, inclusive, a decisão de investimento só baseada na rentabilidade. A consequência é não conhecer realmente o que foi comprado. Sem esse conhecimento, o investidor não consegue entender por que o ativo cai ou sobe. Vira um jogo de sorte ou azar — e isso não é investir.
Fonte: EXAME
Nenhum comentário:
Postar um comentário