segunda-feira, 7 de outubro de 2019

QUAL O SIGNIFICADO DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO VIÁVEL?


Os empreendedores que desejam investir no mercado de imóveis, para serem bem-sucedidos, devem compreender bem o conceito de um empreendimento imobiliário viável. Para que possa se identificar um empreendimento imobiliário viável e determinar seu significado, é preciso ter as informações corretas. Da mesma forma, é necessário que a estrutura dessa viabilidade exista.

O diferencial estratégico em detectar e gerenciar um empreendimento imobiliário viável é grande para serviços de incorporadoras e construtoras. Por conta disso, é importante que se tenha, em primeiro lugar, análises integradas aos estudos, permitindo um plano de negócios sólido para futuros lançamentos.

Para ajudar a deixar tudo isso mais claro, confira, a seguir, o que significa um empreendimento imobiliário viável e como estabelecer critérios sólidos para futuras análises. Acompanhe.

A base estrutural de um empreendimento imobiliário viável

Descobrir um terreno viável exige um gerenciamento e uma análise de dados precisa. No entanto, para que esses processos possam ser efetivos, a operacionalização da viabilidade de terrenos deve ser agilizada. E, para que isso seja possível, é necessário investir-se em formas de fazer com que esses dados se tornem mais acessíveis e integrados.

Em um estudo de viabilidade de terreno (EVT), são estabelecidas as possibilidades do que pode ser construído na área. Fatores como taxas de ocupação, levantamentos de órgãos públicos e até mesmo análises de assessorias ambientais fazem parte desse processo.

Os estudos que tornam um empreendimento imobiliário viável, quando integrados à coleta e à análise de dados, conferem maior poder de decisão. Como a viabilidade desses empreendimentos depende de dados que possam qualificá-las, uma estratégia efetiva é fazer com que esses dados trabalhem de forma estratégica e consistente.

Com a base estrutural de um empreendimento imobiliário viável integrada à análise, incorporações e comercializações de imóveis podem ser otimizadas. Dados complexos, quando inseridos em um fluxo eficiente e centralizado, torna a viabilidade do empreendimento mais assertiva, melhorando e agilizando o processo de tomada de decisões.

As vantagens de um empreendimento imobiliário viável

O gerenciamento de um empreendimento imobiliário viável é destacado pela forma como seus dados são utilizados. Quanto mais precisas forem as análises e projeções, mais valioso o empreendimento imobiliário se torna.

Para que se avalie um empreendimento imobiliário viável, existem muitos elementos em jogo. Elementos que impactam, inclusive, além do mercado imobiliário, como taxas de inflação, liberações de crédito e o custo de vida de diferentes regiões. Alinhar esses fatores de forma precisa é a chave para que um empreendimento imobiliário viável possa ter o gerenciamento ideal.

Vale salientar também que as vantagens de um empreendimento imobiliário viável não se limitam aos resultados de sua comercialização ou incorporação. O próprio estudo de viabilidade de seu empreendimento tem a capacidade de transformar positivamente a performance de operações da incorporação, construção ou logística, por exemplo.

Outra vantagem que um empreendimento imobiliário viável bem gerenciado traz são os insights gerados. Na viabilidade conectada a estudos, quanto mais profundos forem os dados, maior será a qualidade e a personalização de insights. Além de uma visão do empreendimento alinhada a um processo, tem-se um empreendimento imobiliário viável que potencializa a inteligência de outras áreas. São análises de viabilidade que geram força estratégica para o negócio.

Considerações finais

Um empreendimento imobiliário, como vimos, não é um conceito isolado. Empreendimentos futuros, como práticas de landbank e negociações de sua incorporadora, têm nos estudos de viabilidade a base para uma tomada de decisões eficiente e mais célere.

Lembre-se de que interpretar dados complexos é um processo necessário para que relatórios de viabilidade de terreno reflitam um cenário acurado. A partir de dados e variações no mercado, a análise e a interpretação desses dados tornam-se mais ágeis, com o sistema correto.

Ao buscar um empreendimento imobiliário viável para processos de sua incorporadora, é preciso, portanto, que se tenha as ferramentas ideais. As vantagens de um empreendimento imobiliário viável vão além da incorporação e viabilidade do terreno. Sendo assim, é necessário implementar soluções que estejam alinhadas aos parâmetros dessa viabilidade.

Como vimos, as estruturas e características que definem um empreendimento imobiliário viável são impactadas por acontecimentos dentro e fora do mercado. Dessa forma, o real significado de um empreendimento imobiliário viável deve considerar estratégias e ações no longo prazo por parte de sua incorporadora.

Como você define um empreendimento imobiliário? De que forma os parâmetros e a inteligência de sua incorporadora conseguem garantir essa viabilidade?

Fonte: Hiperdados

Nenhum comentário:

Postar um comentário