terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RIO: GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL PARTICIPA DO PRÊMIO MASTER IMOBILIÁRIO 2011

O governador Sérgio Cabral participou, nesta segunda-feira, da entrega do XII Destaque Ademi-RJ (Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário) - Prêmio Master Imobiliário 2011, que contempla projetos em 20 categorias do setor. Cabral entregou o prêmio de Personalidade do Ano ao empresário Eike Batista.

O evento, que aconteceu no Royal Tulip Rio de Janeiro, em São Conrado, também comemorou os 40 anos da Ademi-RJ. A premiação foi promovida pela associação e pela Regional Rio de Janeiro da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias.

Durante a premiação, Sérgio Cabral falou sobre a liderança do Rio de Janeiro no setor imobiliário nacional, lembrando que a instalação de serviços públicos em comunidades pacificadas também contribui para a implantação de novos empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais no entorno das áreas antes dominadas pela atuação do tráfico.

- O mercado imobiliário reflete exatamente a situação que o Rio vive hoje, um momento muito positivo. É evidente que quando alguém escolhe um local para a moradia, procura uma região onde há serviços públicos como a Clínica da Família e a UPA 24h, ou onde ele pode se deslocar para o seu trabalho com mais rapidez perdendo meia hora ao invés de duas horas no trânsito. O cidadão da Rocinha, por exemplo, descia para o mundo legal e retornava para o ilegal, e assim acontecia em outros morros. O Complexo da Tijuca, por exemplo, passou uns 30 anos sem ter um lançamento imobiliário. Agora, passamos a nos dar o respeito - afirmou o governador.

Cabral ressaltou também que o reaquecimento do mercado imobiliário no Brasil e no Rio de Janeiro recebeu grande contribuição do Governo Federal a partir da criação do programa Minha Casa, Minha Vida.

- O presidente Lula teve a capacidade de ouvir o setor, uma série de barreiras e limitações foram resolvidas na própria relação com a Caixa Econômica Federal. Eu diria que o programa Minha Casa, Minha Vida é uma ação extraordinária que alavancou oportunidades, sobretudo, para os setores de baixa renda. A cidade do Rio é líder do Minha Casa, Minha Vida - completou.

Segundo o presidente da Ademi-RJ, José Conde Caldas, de 2010 até o término deste ano o mercado imobiliário do Rio terá registrado um aumento de 25% no número de unidades lançadas, chegando a um total de 25 mil unidades. Todas as grandes cidades brasileiras, segundo Caldas, decresceram no número de lançamentos em 2011, sendo São Paulo a única que cresceu 3%.

- Esta demanda é resultante das grandes obras na cidade e no estado. Na área residencial, o movimento de expansão do mercado também impressiona. Este ano foram 16 mil lançamentos. Hoje, regiões como Méier, Madureira, São Cristóvão, Campo Grande e Santa Cruz já recebem um volume expressivo de lançamentos. Há mais investimentos ainda nas zonas Oeste e Norte e no Centro por conta do Porto Maravilha, que começa a ganhar forma - afirmou.

Ademi Master Imobiliário 2011

O prêmio destaque Ademi Master Imobiliário 2011 homenageia empresas e profissionais do mercado imobiliário do Rio de Janeiro. São várias as categorias, entre elas: centro empresarial, shopping center, empreendimento residencial, retrofit, projeto urbanístico, concepção arquitetônica e sustentabilidade na construção. Por indicação da diretoria da Ademi também foram concedidos prêmios a título de reconhecimento e homenagem às categorias Empresa, Empresário, Imobiliária e Empresa de Arquitetura. Os homenageados da noite foram a Odebrecht (empresa do ano), Carlos Fernando de Carvalho (empresário do ano), Patrimóvel (imobiliária do ano), Rogério Goldfeld Cardeman (arquiteto do ano), Eike Batista (personalidade do ano) e Caixa Econômica Federal (homenagem especial). Participaram também do evento o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, o secretário de Conservação Municipal do Rio, Carlos Roberto Osório, entre outros.

Fonte: Jornal do Brasil

Um comentário: