quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

IGP-M TEM FORTE DESACELERAÇÃO EM 2011

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que entre outros serve de parâmetro para a correção de contratos de aluguéis, caiu 0,12 por cento em dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Em 2011, o indicador acumulou alta de 5,10 por cento, menos da metade do salto de 11,32 por cento registrado em 2010. Essa forte desaceleração se deveu à menor inflação no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que representa 60 por cento do IGP-M e que em 2011 subiu 4,34 por cento, contra acréscimo acumulado em 2010 de 13,90 por cento.

O IGP-M quando foi concebido teve como princípio ser um indicador para balizar as correções de alguns títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós fixadas acima de um ano. Posteriormente passou a ser o índice utilizado para a correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas como energia elétrica.

O IGP-M analisa as mesmas variações de preços consideradas no IGP-DI, ou seja, o Índice de Preços por Atacado (IPA), que tem peso de 60% do índice, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% e o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), representando 10% do IGP-M.

O que difere o IGP-M do IGP-DI é que as variações de preços consideradas pelo IGP-M referem-se ao período do dia vinte e um do mês anterior ao dia vinte do mês de referência e o IGP-DI refere-se ao período do dia um ao dia trinta do mês em referência. A cada dez dias a FGV divulga as variações prévias que comporão o índice referente ao período completo analisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário