quinta-feira, 19 de novembro de 2020

IMOBILIÁRIA DIGITAL: COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO AS VANTAGENS


Se você é corretor de imóveis ou trabalha em outros setores do mercado imobiliário, já deve ter se deparado com as tendências tecnológicas que têm surgido para facilitar ainda mais a vida dos profissionais dessa área. Uma das principais é o modelo de imobiliária digital, que veio para ficar e promete dominar a categoria.

O conceito de locação on-line tem crescido nos últimos anos, seguindo a tendência das inovações tecnológicas e a busca por praticidade por parte dos jovens. Foi-se o tempo em que, para alugar um imóvel, era preciso se deslocar até uma empresa especializada e pedir ajuda. 

Quer adotar o modelo de imobiliária virtual para a sua empresa? Confira o texto a seguir e descubra como essa modalidade de negócio pode trazer vantagens tanto para quem está em busca de um imóvel para alugar, quanto para quem trabalha na área.

O que é e como funciona a imobiliária digital?

Como o próprio nome sugere, a imobiliária digital nada mais é que um modelo de negócios voltado para o ambiente on-line. Os processos de locação — reunião de documentos, assinatura de contrato e atendimento — são realizados de maneira digital, evitando, muitas vezes, um desgaste físico entre as partes envolvidas.

Todos os processos são realizados por meio de um site imobiliário. Isso quer dizer que a comunicação e os trâmites são feitos por softwares de inteligência de dados e automação.

A proposta da modalidade é tornar os processos menos burocráticos, dando liberdade ao inquilino para fechar contratos de maneira prática e rápida — ideal para quem mora longe e não pode se deslocar até a agência imobiliária, por exemplo. 

O que diferencia a imobiliária digital das demais?

No processo de locação on-line, as imobiliárias precisam se atentar às normas do mercado imobiliário antes de implementar o modelo. Alguns documentos são exigidos pelos órgãos reguladores para que o processo de locação digital seja implementado na empresa. Falamos mais sobre isso no tópico a seguir, confira!

Antes de mais nada, é preciso que a empresa conheça os conceitos de Customer Relationship Manager (CRM) ou Gestão de Relacionamento com Clientes, em português.

Mas o que isso significa para a imobiliária?

As práticas de CRM oferecem à empresa a oportunidade de conhecer a fundo o seu público-alvo. Essa etapa é importante para implementar o conceito de imobiliária digital, afinal, ele é mais voltado para uma classe específica — geralmente, jovens de grandes cidades e acostumados ao mundo virtual.

Como é feita a logística virtual? 

Como os contratos de aluguel são combinados sem intermediação física, a imobiliária deve possuir certificados digitais, responsáveis por autenticar os contratos de assinaturas virtuais dos futuros inquilinos. Portanto, antes de embarcar nesse modelo, é preciso atualizar os funcionários sobre as adequações digitais.

Em linhas gerais, podemos dizer que a imobiliária digital se diferencia da tradicional em alguns aspectos, confira a seguir quais são os principais:

- Todo o agendamento das visitas é feito de maneira on-line;
- Os contratos são redigidos e assinados por meio de certificados digitais;
- Toda a interação entre corretor e cliente é feita por canais virtuais,
- É possível criar uma plataforma digital para acesso de boletos, chat, demonstrativos, etc.

Quais as principais vantagens da imobiliária digital?

Seja para o inquilino ou a empresa, o conceito de imobiliária digital traz vantagens para ambos os lados. Afinal, vários trâmites burocráticos são resolvidos de maneira prática por meio de uma plataforma virtual. Outro benefício é que toda a comunicação é registrada, evitando desentendimentos e informações perdidas.

Mas atenção: por enquanto, esse modelo de negócios só funciona para contratos de locação, o que significa que ainda há espaço físico para as imobiliárias que trabalham com a venda de imóveis. 

Ou seja, não é como se a tendência de locação digital estivesse roubando os postos de trabalhos tradicionais; a sua intenção é facilitar a vida do corretor e do inquilino, mas, principalmente, trabalhar em conjunto no mercado imobiliário. 

Para o proprietário do imóvel, a imobiliária digital facilita a locação de imóveis a partir da premissa que um site traz muito mais alcance que um anúncio fechado fora da internet. No fim das contas, o modelo é bom para todo mundo, trazendo mais facilidade, praticidade e conforto para todas as partes envolvidas.

Fonte: Melhortaxa

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