quarta-feira, 5 de junho de 2019

BC BUSCA NOVO INDEXADOR PARA MERCADO IMOBILIÁRIO


O Banco Central busca um substituto para o indexador do crédito imobiliário, a Taxa Referencial (TR). Essa é uma das frentes de trabalho do governo para desenvolver um mercado privado, alavancar e baratear o crédito imobiliário no país. As opções sob avaliação, não necessariamente excludentes, são o IPCA e taxas prefixadas.

Hoje, uma grande parcela do crédito imobiliário é contratada com a TR, mesmo indexador da caderneta de poupança, que é a principal fonte de recursos para os financiamentos à classe média. A TR representa um obstáculo para a securitização, porque seu valor é uma variável fixada pelo governo.

Pretende-se destravar o mercado do chamado "home equity", que permite ao cliente tomar financiamento imobiliário dando outro imóvel como garantia. Outra ideia é instituir a "hipoteca reversa", quando o dono do imóvel já quitado toma financiamento garantido por esse imóvel, modalidade muito usada por idosos e aposentados.

Essas ideias foram discutidas na segunda-feira pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, com os presidentes de seis dos maiores bancos do país e com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Fonte: VALOR ECONôMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário