sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CONCEITOS DE ÁREAS E COMO CALCULAR A FRAÇÃO IDEAL

ÁREA PRIVATIVA: É aquela onde o proprietário detém a integridade do seu domínio, constituído pela superfície limitada pela linha externa que contorna as paredes das dependências de uso privativo e exclusivo do proprietário, sejam elas cobertas ou descobertas e pelo eixo das paredes que separem de outra unidade , no mesmo piso. O mercado utiliza, via de regra, outras expressões, como área útil, e até mesmo 'área de vassoura', para denominar aquela situada dentro do ambiente exclusivo do condômino. Importante ressaltar que esta é a área individual, a área em que o condômino detém todo o seu domínio, restrito aos limites, sendo portanto a área mais importante no momento da compra e sobre a qual o adquirente atribui a maior importância, devendo inclusive ser objeto direto de questionamento quando da transação.

ÁREAS DE USO COMUM: Aquelas que podem ser utilizadas em comum por todos os propretários das unidades autônomas, sendo franqueado o acesso, seu uso e gozo, de forma comunitária, constituídos, por exemplo, pelo hall do prédio, áreas de lazer, corredores de circulação, etc.

ÁREAS DE DIVISÃO NÃO PROPORCIONAL: Aquelas de uso privativo ou comum a uma ou várias unidades autônomas, independente de qualquer relação de proporcionalidade com as respectivas áreas privativas de construção, ou seja, áreas que, embora situadas fora da área privativa e exclusiva do uso do condômino, são a ele pertencentes, podendo também pertencer a mais de um condômino. O exemplo mais usual da área de divisão não proporcional são as vagas de garagem, que embora situadas em local de uso comum, a sua utilização se restringe ao titular da unidade autônoma correspondente ao respectivo box.

ÁREAS DE DIVISÃO PROPORCIONAL: Aquelas de uso comum, distribuídas às unidades autônomas na proporção dos respectivos percentuais que ocupam na edificação. Assim todos compartilham, na proporcionalidade de suas respectivas frações, as áreas que são comuns a todas as unidades.

ÁREA DE CONSTRUÇÃO: Soma da área privativa da unidade autônoma, com as parcelas de uso comum, formando assim a área total de construção, que corresponde ao montante que o proprietário da unidade possui no futuro empreendimento, chamando a atenção para não confundi-la com a área privativa, restrita à unidade e ao uso exclusivo do proprietário, haja vista que a área total é utilizada para efeito de cálculo do rateio das despesas de construção, uma vez que o pagamento do custo da obra impõe gastos não só com a unidade privativa, mas também com as partes comuns, bem como para lançamento de IPTU.

ÁREA EQUIVALENTE DE CONSTRUÇÃO: Aquela estimada ou fictícia, baseada no custo unitário básico aplicável ao empreendimento, tendo o mesmo valor monetário que o efetivamente calculado para a área real correspondente. Assim, num exemplo claro, a área de uma garagem equivale, para efeito de custeio, por exemplo, à metade do valor da área de um apartamento, ou seja, o dispêndio para se erguer um metro quadrado de garagem é o mesmo para se erguer meio metro quadrado de um apartamento, assim como às áreas descobertas é atribuido um percentual de valor de 25% correspondente à área de um apartamento, por exemplo.

COMO CALCULAR A FRAÇÃO IDEAL:


Fração Ideal da unidade = FI

Área total do terreno – Ater

Área da Unidade Residencial em questão – Aund

Área total construída das unidades – At und

FI = (Ater x Aund)/ At und


Se quiser a Fração Ideal em Porcentagem, pegue o FI da equação acima, divida pela área total do terreno e multiplique por 100. Ou a área da unidade em questão, dividida pela área total construída e multiplique por 100.


OBS. Se as garagens constarem das escrituras individuais da unidade, elas entram no cálculo das frações ideais.

Caso tenham apenas direito de utilização elas fazem parte da área comum e não constam das frações ideais.

77 comentários:

  1. Olá Marcos, muito esclarecedor os conceitos expostos, porém ainda me resta uma dúvida: sou dona de uma cobertura e meu condomínio não somente é o dobro do valor pela minha área privativa e de divisão não proporcional, mas é o dobro também pela área comum. Pago o dobro por tudo. Isso é prática regular? A área comum não deveria ser proporcional?

    Att.

    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/k%C3%AAnio-pereira-1.105111/stj-derruba-o-rateio-da-taxa-de-condom%C3%ADnio-pela-fra%C3%A7%C3%A3o-ideal-1.130491

      Excluir
  2. Bom dia Marcos

    Qual é o método que devo usar para ter o valor por m² de um imóvel a venda?

    Valor total do Imóvel: R$ 750.000,00
    Área do terreno: 450 m²
    " costruída: 230 m²

    Desde já agradeço sua atenção, que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, em uma busca para entender área privativa e área equivalente, entendi um pouco melhor após ler as informações neste blog.

    Preciso calcular a área privativa, onde o qual descobri que é a soma de m2 dos cômodos sem as paredes.
    e para o calculo da área equivalente fiz da seguinte forma:
    360 (área do terreno) x 86.53 (área de 01 casa (base)) / 258,09 (área total das 03 casas) = 120,69 (33,52%).

    Fiz certo?

    Obs.: estas informações serão colocadas no carimbo de 01 prefeitura.

    Desde já agradeço,
    Lene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cavalcanti, uma correção ai, a área privativa considera também as paredes, o próprio texto do Marcos diz isso, releia com atenção!

      Excluir
    2. Quando a parede divide com o vizinho, considerar meia parede, quando divide com a área de uso comum, exemplo hall, considerar a parede toda. O privado tem prevalência sobre o coletivo.

      Excluir
  4. Como calcular a fração ideal de um prédio comercial horizontal, de único dono, com 1.967 m² de área construída, ocupado por um inquilino (Academia) que sozinho ocupa 70% dessa área construída (1.395 m²), sendo que os 30% restantes (572 m²) são ocupados por 8 pequenos lojistas, considerando ainda que há uma grande área externa de uso comum de 1.582 m² (jardins e estacionamento) , totalizando assim 3.549 m² de área total do imóvel??? Posso descontar 70% da área comum e computá-la exclusivamente no cálculo da fração ideal do respectivo inquilino (Academia), já que é discrepante a situação de 1 grande inquilino em detrimento de outros 8 pequenos inquilinos ? O imóvel, por ser de um único dono, não tem regimento interno nem tampouco condomínio constituído, como não poderia deixar de ser. Da forma atual de rateio, a academia vem respondendo por só 40% das despesas, e 60% recai sobre os 8 pequenos lojistas, causando grande insatisfação e discordância.

    ResponderExcluir
  5. No caso de um empreendimento misto, como faço para área comum da ala residencial, não entrar na ala comum comercial? qual seria a Fórmula?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia !
    No meu caso tenho 03 casas no terreno de 10x30 = 300,00m2
    Área do terreno
    casa 1 - 85,05m2
    casa 2 - 89,55m2
    casa 3 - 124,40m2
    Como transformar isso em fração.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Corrigindo a pergunta!
    Bom dia !
    No meu caso tenho 03 casas no terreno de 10x30 = 300,00m2
    Área do terreno
    casa 1 - 85,05m2
    casa 2 - 89,55m2
    casa 3 - 125,40m2
    Como transformar isso em fração.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa 1 = 28,35%; casa 2 = 29,85% e casa 3 = 41,80%. A soma das frações = 100.

      Excluir
  8. Gostaria de saber, em frente á porta proncipal da residência, qual a area descoberta a que tenho direito como inquilina

    ResponderExcluir
  9. Boa noite
    Moro em um predio que fica em um terreno com 650 Mts quadrado, tem 10 unidades, 4 aptos de frente 4 de fundos e 2 coberturas. Meu apto e cobertura
    tem 406 mts quadrado, o condominio tinha uma administradora que cobrava 580,00 de condominio + 58,00 de fundo de reserva, entrou uma nova sindica mudou de administradora e esta passou a cobrar da cobertura, 770,00 + 77,00 e agua separada agua vem sempre 600,00 a 900,00 reais mensais eles cobra 847,00 + 230 e conta vem por volta de 680,00 cobram 192,86 ela ficou por 1 ano agora como ela nao iria ganhar armou com outra moradora e a outra foi eleita e ela que administra a outra nao da nenhum palpite, ela trocou as cameras do predio que eram branca e preta por coloridas e so gasta com isso nao conserta nada o predio tinha sauna e piscina esta quebrada a 2 anos e elas nao consertam deixei de pagar o condominio primeiro pq nao consigo pagar nao tenho renda para pagar este valo coloquei a venda mais nao consigo vender porque o predio esta deteriorado queria uma ajuda estou desesperada, tenho 68 anos eu morava em uma casa deixada pelo meu ex marido fiz uma permuta e deram a cobertura para mim, agora estou em um problema pq a divida com juros e nao sei mais o que esta em 25 mil reais se fosse o mesmo valor o condominio eu poderia pagar, temos
    1 unico funcionario que ganha 950,00 reais , as despesas sao pequenas, nao sei o que tanto gasta o predio nao tem nada. Por favor me ajudem com uma resposta.
    Obrigada
    Joana

    ResponderExcluir
  10. Sr Vanderlei, no seu caso, utilize a fórmula Fi= area da unidade/ area total, ou seja
    85,05/300=0,2835 ( Esta eh a Fração ideal do lote da casa 1) e assim nas três áreas, para conferir some os resultados que sempre deverãp ser igual a 1,00.
    Abs
    Roberto

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Marcos, adquiri recentemente um imóvel (casa) em que existe uma área comum entre meu imóvel e o do vizinho, a área comum fica na lateral do imóvel. Particularmente eu não tinha ciência que poderia haver área comum entre casas, somente em prédios, condomínios, etc.. Mas em minha escritura consta essa área comum. Minha pergunta é a seguinte: 1) posso dividir essa área comum (construir um muro), ou mesmo ceder esta área comum para o vizinho e negociar uma área da mesma dimensão à retaguarda de minha casa. 2) Caso o vizinho não queira negociar esta área, o que devo fazer, já que atualmente somente o vizinho utiliza esta área para entrar com seu veículo.

    ResponderExcluir
  12. tenho uma área e o proprietário pede como forma de pagamento
    opções
    base de percentual para incorporadora de 25%
    5.000,00 m²
    quero entender a parte da porcentagem
    se eu mandei uma proposta de 100% em permuta e ela aceitou onde entra estes 25 % ?

    ResponderExcluir
  13. Marcos, boa tarde.
    Quando você se refere à "Área da Unidade Residencial em questão (Aund)" na fórmula matemática, você está se referindo à área privativa real ou à área privativa equivalente?

    ResponderExcluir
  14. Marcos, boa tarde !!!!
    Se possível me esclareça uma dúvida, quanto a cálculos de Fração Ideal e Fração do Terreno :
    Tamanho do Terreno : 1.572,00 m2
    Apto 01 - Pavimento Térreo 101,10 m2
    Apto 02 - Pavimento 1 e 2 (Apto + terraço coberto) 123,55 m2
    TOTAL ÁREA CONSTRUÍDA 224,65 m2

    FRAÇÃO IDEAL
    Apto 01 - Pavimento Térreo 0,451
    Apto 02 - Pavimento 1 e 2 0,549
    TOTAL FRAÇÃO IDEAL 1,000

    TAXA DE OCUPAÇÃO DO TERRENO:
    Apto 01 - Pavimento Térreo ?
    Apto 02 - Pavimento 1 e 2 ?

    Gostaria de saber sobre a TAXA DE OCUPAÇÃO DO TERRENO, já que a obra não ocupou todo o terreno e somente o apartamento 01 terá direito ao restante do lote, sendo o apartamento 02 não terá direito e nem existirá áreas de uso comum.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria que o meu prédio, com quatro torres, fizessem uma academia, na qual todos que eu digo sobre, a maioria diz que gostaria de ter uma academia. Como tenho que proceder sobre...>>> Grato Ronaldo Heidrich e-mail ronaldo.vendrich@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Prezado, excelentes considerações. No entanto o meu propósito é pedir-lhe ajuda para entender o conceito de área equivalente de vendas, quando avaliando aluguel/m2 de aluguéis comerciais. Poderia discorrer sobre, inclusive indicando fonte de pesquisa apropriada para colher informações sobre o mercado d elocação em imóveis comerciais?
    Grato.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite tenho algumas duvidas sobre a FRAÇÃO IDEAL, de um empreendimento que terá 8 blocos de térreo+ 3 pavimentos, aonde cada bloco possuirá unidades cm 3 áreas diferentes, cada bloco terrá 6 unidades medindo 37,60m², 14 unidades com 49.83m² e por fim 6 unidades medindo 55.89m², o tamanho do terreno será de 12.864,61m², cada unidade terá uma vaga de garagem medindo 2,5x5,00m, o total de unidades do empreendimento será de 224 unidades.
    Queria saber como ficaria o calculo da fração ideal desses apartamentos.

    agradeço desde já.
    lamartinepc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Qual a porcentagem da sala em relação a metragem? existe uma regra para este cálculo? agradeço

    ResponderExcluir
  19. boa noite, comprei um apartamento que é uma cobertura e me informei que a taxa de condominio e o dobro das demais, isso é correto, cabe entrar na justiça?


    desde já agradeço,
    Wagner Morais
    wagner.morais1977@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Tenho um terreno de 537² 13,08 X 40 Z3 como faço para saber quantos apartamentos por andar. Eu penso qye daria 3 por andar com 60² ou o índice construtivo 12 apartamentos .

    ResponderExcluir
  21. Tenho um terreno de 630 metros quadrados e vendi 125 metros quadrados, gostaria de saber qual a porcentagem que vendi.desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  22. Tenho a seguinte dúvida. Numa fracção dum prédio, em que existem dois proprietários independentes da mesma fracção, cada um paga metade do valor do condomínio?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde moro em condominio de casas , a garagem da minha casa é area privativa ou comum? Quem é responsavel pela manutencão? A garagem é padrao para as casas com pedras na frente, tem uma arvore que destrui inteira minha garagem com suas raizes, tem cerca viva que separam as casas, pago pela mautencao do jardim! Gistaria de saber quem seria o responsavel pela reforma da garagem , sendo essa arvore plantada pelo condominio que destruiu?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. meus dois irmãos juntamente com meu pai dividiram um terreno de 123 metroe em três partes e foi coinstruida no térreo salas para alugar e na extensão aérea de todo o terreno foi construído dois apartamentos,como fica a fracao ideal dos demais herdeiros quando se fizer a partilha do imóvel você poderia me informar? somos mais três irmãos.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria da tua ajuda em uma dúvida que tenho.

    Quatro casas iguais, sendo que duas são semi-geminadas e as outras duas geminadas de ambos lados. Qual é a diferença de preço da casa semi-geminada? Que porcentagem ela é maior que a casa completamente geminada? Sendo que são iguais em áreas e acabamento.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia,

    Teria alguma formula para precificar o valor de cobertura de um empreendimento? Pois como a cobertura possui área aberta, não pode ser computada como o restante do apartamento. Estou tentando precificar uma cobertura de 160m², porém só com 67m² são cobertos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Bom dia sr. Marcos. Ajude-me se puder. Moro,atualmente, em uma casa( sou o proprietario ), cujo terreno onde se encontra, foi fracionado. Todo o terreno, anteriormente, com tres casas, possuía um proprietário somente. Como já citei, o terreno foi fracionado. Em uma das casas ficou morando o antigo proprietário e, nas outras duas, que foram vendidas, mais dois proprietário diferentes. nenhum dos tres proprietários tem qualquer grau de parentesco. Cada casa tem seu pequeno quintal, obviamente delimitado com grades. Então cada proprietário ficou com sua fração correspondente( não são frações iguais ). Restou, finalmente, a área comum a todos( somente corredores, sem garagens ). Pergunto: A totalidade da área comum ( 100% ), como diz o próprio nome, serve para todos transitarem, ou há, em algum trecho, de alguma lei, dizendo que o proprietário( sendo o antigo ou não ), que tem a maior fração deste terreno tem o poder de optar mais ou menos sobre a área comum? E outra: A quem ¨pertence¨ esta pequena fração de área comum? Ao antigo proprietário de tudo, que sofreu fracionamento, ou tal área comum pertence, ou seja, ¨pertence¨ igualmente para todos os tres donos, para que seja usufruída da melhor forma do bom senso possível? Como fica esta pequena ¨x¨ fração para da cada um dos proprietários? Fico muito agradecido a ti por qualquer esclarecimento que possa me enviar. Muito obrigado pela paciência e sucesso em sua vida.

    ResponderExcluir
  28. Prezado Marcos.
    Como saberei a m² do imóvel que tem as seguintes medidas:
    Fração ideal de 0,2420/10.000 do terreno que mede 24,10m de frente e fundos, 16,00m de extensão na lateral direita e 18,50m pela lateral esquerda??

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, Marcos. Tenho um apto térreo que tem um pátio o qual faz parte da metragem total da área do apto. A antiga sindica entrou com um processo alegando que o pátio é poço de luz do condomínio... conseguiu uma liminar e invadiram meu pátio. Como posso provar esta questão devo contratar um engenheiro?? Pois apenas advogado não conseguiu com Agravo provar a verdade.
    Agradeço sua opinião. Mara

    ResponderExcluir
  30. Sr. Marcos, Bom dia, tenho um Lote num Condomínio que compõe 157 lote.
    A área comum tem piscina, área de laser, campo de futebol de grama, campo de voley de areia, 2 lagos e bastante área verde, inclusive uma pequena mata atlântica de preservação.
    Minha pergunta é a seguinte, devemos pagar IPTU pelas áreas comuns do Condomínio e mais o IPTU de cada Lote ??
    Nos ajude POR FAVOR.....
    [

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Sr. Marcos. Meu nome e Sueliton França.
    Poderia me ajudar em uma questão de fração Ideal?
    Tenho um terreno de 258,32m², com área construida de 242,22m²,sendo que da área construida vou vender 138,62m² restando 103,60 de área construida. Então como faço o cálculo da fração ideal neste caso?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde Marcos,
    Estou com um problema em um condomínio sobre a fração ideal.
    A pergunta é sobre vagas de garagens descobertas.
    A proprietária adquiriu uma cobertura, com 2 vagas de garagens descobertas, porém as vagas foram computadas na NBR como área exclusiva de terreno.
    Creio estar correto, pois se esta vaga entrar como outras área privativas (acessório), entraria no somatório da área construída alterando a área total construída.
    Sendo assim ela só altera a fração ideal da proprietária, consequentemente o condomínio?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Boa Tarde!

    Marcos,

    Tenho um imóvel (antigo), porém estou com uma pequeníssima dúvida e peço-lhe por obséquio se possível tirá-la:

    o imóvel possui 10,00m x 30,00= 300m², porém de área edificada 110m². A minha pergunta seria: como faço, para ter a tal FRAÇÃO DE TERRENO VINCULADA AO IMÓVEL (FRAÇÃO IDEAL).

    Caso possa agradeço-lhe.

    att,

    Aristóteles

    ResponderExcluir
  34. Gostei, vou mandar minha dúvida, breve. Obrigado. Hélio/Curitiba

    ResponderExcluir
  35. Gostei, vou mandar minha dúvida, breve. Obrigado. Hélio/Curitiba

    ResponderExcluir
  36. Boa Dia
    Se alguém souber me explicar
    Qual diferença Coeficiente proporcionalidade x fração ideal?
    Fração ideal não é área global sala/área total prédio?
    Obrigado
    Alexandre

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite! Fiz 2 casas no terreno de 360m, cada uma com 69m. Gostaria de saber quanto ficaria a instituição de condomínio.

    ResponderExcluir
  39. Ótima conteúdo, mas ainda não consegui identificar quem é o responsável em apresentar o percentual de área comum de cada apartamento, é a consrutora no registro do empreendimento ou os condôminos ao instituir o condomínio?
    Meu prédio é novo e pequeno e ainda estamos instituindo o condomínio. Agora recebemos o IPTU e vimos que a área comum esta sendo cobrada total para cada apto. E não proporcional. E na matrícula do imóvel também esta somente a total e não a parte que cabe a cada apto. Por isso estou buscando temas nesse assunto para saber como iniciar essa retificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      O responsável pela apresentação desses percentuais é o incorporador, ou seja, o proprietário da OBRA para registro do empreendimento.
      O comprador já deve receber o imóvel com todas essas informações explicadas no contrato de compra e venda (futura escritura definitiva de acordo com a modalidade de compra, se à vista ou a prazo).

      Excluir
  40. Em um terreno foi construído 2 casas uma é um sobrado a outra cada simples o iptu vem da área toda como fasso pra dividir o valor a ser pago por cada proprietário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IPTU DA CASA:

      (ÁREA DA CASA / (ÁREA DAS CASA + ÁREA DO SOBRADO)) X VALOR IPTU

      IPTU DO SOBRADO:

      VALOR TOTAL DO IPTU - VALOR IPTU DA CASA (calculado acima)

      Excluir
  41. Olá comprei um apartamento conforme está descrição no contrato:
    área privativa a ser construída 60,96
    área de uso comum de 12,26
    área real a ser construída 73,22
    Fração ideal de solo 0,002106
    área comum descoberta de uso privativo de box de estacionamento 12,00
    Ao realizar o orçamento do piso descobri que meu ap não passa de 52 metros quadrados, conforme os dados acima está correto, alguém poderia me tirar essa dúvida...obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Ola. Sou inquilino em um posto de gasolina. O proprietário do posto esta cobrando um IPTU sobre a rea construída, sendo que o posto tem 965 metros quadrados e sua área construída de 279 metros quadrados. Estou utilizando 63 metros quadrados da rea construída do posto de gasolina. Qual a minha parte a pagar no IPTU do posto ? Sobre a área construída ou sobre o total do terreno ? Valor venal 360 mil reais e valor do IPTU $ 2670,00. No meu entendimento deveria pagar sobre o valor do metro quadrado do valor venal que seria de 170,00 de IPTU. O dono do posto esta me cobrando 600,00 referente somente a área construída. Ele esta correto ou esta equivocado no valor dessa cobrança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Unknown" sugiro a você olhar na Prefeitura o valor de avaliação total do posto, separado em valor da construção e valor do terreno, pois lotes também pagam IPTU. Com esse valor você pode talvez fazer uma proporção mais real, nem somente com base na área aberta, e nem somente na área construida. Pois o valor do imposto na área construida provavelmente seja muito maior.

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Olá,
    Moro em um condomínio onde existem 8 plantas diferentes. Básicamente, aptos de 2 e 3 dormitórios, duplex e térreos com jardins. Além disso os duplex de 3 dormitórios possuem 1 vaga a mais. Na convenção do condomínio tem a fração de cada unidade e as áreas privativas cobertas e descobertas e áreas comuns cobertas e descobertas, mas essa fração ideal não corresponde a nenhum cálculo considerando a soma das áreas privativas coberta + área privativa descoberta (Cobertura ou Jardim) + vaga de garagem. Há um ligeiro aumento entre uma unidade similar com para uma sem jardim, mas não segue uma proporcionalidade em relação ao Jardim perante a área construída de cada unidade. Numa proporção simples, um apartamento de 2 dormitórios possui 52m2 , um apartamento duplex possui os mesmos 52m2 em cada piso. Ambos possuem apenas 1 vaga de garagem que está incluída em 23m2 pro primeiro 25m2 pro segundo. Entende-se que a proporcionalidade do segundo deveria ser bem próximo de 2 mas está em aproximadamente 52% mais.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia! Garagem que está descrita na onus reais como "utilizada de forma indeterminada", como ela entra na área total do apartamento. O exemplo pode ser um apartamento com 42m² privativa(área útil + mais as paredes), com a garagem citada acima na onus reais. Alguém poderia tirar essa dúvida?

    ResponderExcluir
  46. boa tarde. preciso saber, tenho um valor para construir 40m2 aprovado, porém ao me apresentarem a planta a soma das areas internas deu 34m2, justificaram dizendo que não estavam inclusas no calculo as paredes, isto procede? a soma dos cm da parede que disseram variar entre 15-20cm dá os 40m2?
    muito obrigada boa tarde.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde.
    Estou fazendo um condominio fechado de lotes, e na convençãod e condominio me pede area privativa, fração ideal e area comum.
    Estou na duvida entre a diferença de area comum e fração ideal, acho que se trata da mesma coisa, ja que o condominio tem uma rua, guarita, casa de lixo e area de lazer.
    Seria o caso de nao constar a area comum e apenas destinar a fração ideal para cada condomino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Existe diferença entre área comum e fração ideal, a fração ideal está ligada a área de terreno e a área comum que será utilizada em comum por todos os condôminos.

      Se precisar de assessoria e demais esclarecimentos me coloco a disposição.

      Eng° Leandro Scachetti
      engscachetti.leandro@gmail.com

      Excluir
  48. Obrigada, pois sou desenhista e seus ensinamentos pacificam duvidas comuns a meus clientes.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde,

    Permita-me uma observação: para obter a Fração ideal em percentual basta multiplicar o FI por 100.

    A redação do texto está assim:
    "Se quiser a Fração Ideal em Porcentagem, pegue o FI da equação acima, divida pela área total do terreno e multiplique por 100. Ou a área da unidade em questão, dividida pela área total construída e multiplique por 100."

    Acredito que deveria ser desta forma:

    Se quiser a Fração Ideal em Porcentagem, pegue o FI da equação acima e multiplique por 100.

    Justificativa: A explicação do texto está remetendo a mais 02 formulas: FI=Ater*100 e FI=(Aund/At unid)*100

    ResponderExcluir
  50. Boa noite, alguém sabe me informar se eu alterando a cobertura do edificio, prevista em telha de fibrocimento, para terraço com laje impermeabilizada, considera como área construída? sendo que este terraço será privativo meu.

    ResponderExcluir
  51. Olá tenho uma dúvida que poderá ajudar várias pessoas:
    o que pode- se considerar como área comum em um condomínio de 7 torres ?
    somente as áreas que circundam a projeção de cada torre? ou todas as áreas que estejam inclusive no térreo dentro da projeção da torre, como salões de festas academia de ginastica e brinquedotecas? todos os consominos das 7 torres podem frequentar cada uma das torres por ser considerado área comum ?
    aguardo sua atenção para estas perguntas.
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  52. GOSTARIA DE SABER QUAL O VALOR A SER COBRADO DO CONDOMINIO EM UM IMOVEL DE MENOR TAMANHO QUE OS OUTROS ?E SE É DE DIREITO SER COBRADO MENOR VALOR TAMBEM EM FUNDO DE RESERVA ?Obrigada aguardo resposta se possivel !abraços

    ResponderExcluir
  53. Como calcular o valor,em que as coberturas pagam o dobro do valor da taxa de condomínio, em relação ao apartamento?

    ResponderExcluir
  54. Boa Noite,
    Morro em um condomínio ( denominado condomínio geral) de condomínios (denominados de subcondomínios), onde condomínio geral é compostos de uma área de lazer própria e comum aos demais subcondominios que tb possuem áreas de lazer próprias e independentes umas das outras. Deste modo, cada unidade condómino tem a responsabilidade no rateio das despesas referente a sua respectiva área de subcondominio e do condomínio geral. Entendo que com relação ao subcondominio seja correto a cobrança por coeficiente proporcional, contudo, não acho correto a cobrança por coeficiente de proporcionalidade para a manutenção do condomínio geral é geral. Acredito que tal rateio deveria ser feito de forma igualitária a todas as unidades do condomínio como um todo. Este pensamento esta certo ou não?

    ResponderExcluir
  55. Invejoso. Condomínio é para pagar conta ref o condomínio, zelador, porteiros, contas comuns e etc...

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde;
    Construímos dois sobrados de frente para a rua, com entradas independentes. Um sublote tem 195,50 m2 e o outro tem 205,50 m2
    Cada um tem área total construída de 180,30 m2. O subsolo tem 55,50 m2, o térreo e o superior tem 62,40 m2 cada.
    O terreno tem área total de 402 m2
    Como calculo a fração ideal de cada um?

    ResponderExcluir
  57. Sr. Marcos, por favor, como faço para calcular os votos em assembléia, haja vista que há apartamentos de diferentes tamanhos no condominio?

    ResponderExcluir
  58. BOM DIA . ESTOU CONCLUINDO UM PROJETO DE UM "CONDOMINIO DE LOTES FECHADO" PELA PRIMEIRA VEZ. E NESSE CASO ESPECÍFICO NÃO ESTOU ENTENDO COMO CALCULAR AS ÁREAS COMUNS E A FI(FRAÇÃO IDEAL). LEMBRANDO QUE A UNICA ÁREA CONSTRUIDA NO EMPREENDIMENTO É A PORTARIA. QUAL O PARAMETRO PARA ENCONTRAR A AREA COMUM? AS VIAS TB SÃO CONTABILIZADAS? CALCULA-SE POR QUADRA?

    ResponderExcluir
  59. Bom dia, se possível gostaria de um favor. Estou em dúvida do cálculo da FI feito anteriormente que deu 0,155509.
    Área total do terreno = 2.352,79m2
    Área real privativa do aptº = 113,685m2 e área total privativa do aptº= 143,333m2
    Área total construída = 1720m2

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde Sr. Marcos. Pergunto qual o método correto de acordo com as leis imobiliárias para calcular as frações ideais de lojas que possuem mezaninos úteis e estão num edifício comercial. São 7 lojas e 18 salas para escritórios. Como calcular também as frações ideais dessas salas de escritórios.

    ResponderExcluir
  61. Minha dúvidas são mesmo:
    1) Se a fórmula para calcular a fração ideal residencial é a mesma para calcular a fração ideal comercial?
    2) Se as áreas de vassoura dos mezaninos de lojas entram no cálculo de suas frações ideais?

    ResponderExcluir
  62. Bom dia, meu terreno tem 284m2,fiquei com 200m2 (fração ideal de de 704,2). Vendi 84m2 (fração de 295,8). Tinha uma construção de 20m, o novo proprietário fez uma fez uma nova obra e me apresentou uma nova uma fração ideal de 311,53, numa área de 88,48m2. Pode isso? A venda foi frita no cartório tudo certinho. Obrigada.

    ResponderExcluir
  63. Como calcular fração ideal. Área total 300.00m2. área construída 50.61m2 índice de utilização 16.87% área a desmembrar 222.70m2 área livre do terreno 249,39m2

    ResponderExcluir
  64. minha dúvida...como calcular área de divisão proporcional de 2 casas geminadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deverá ser executada por engenheiro especialista pois as áreas tem coeficientes de equival~encia diferentes. Engº Rodrigo Aguiar 31 99333.0030

      Excluir
  65. Esta forma de calculo de fração ideal esta errada. O cálculo de fração ideal de prédio ou casas em condomínio ou casas geminadas, não é simples como as pessoas pensam. Existe uma norma brasileira NBR 12721:2006 que indica como se deve calcular uma fração ideal de um imóvel em condomínio. As áreas do projeto aprovado na prefeitura não são iguais as áreas da fração ideal. Existe coeficientes diferentes para área de varanda, cobertura, vagas de garagens e outras áreas. O cálculo deverá ser executado por um engenheiro especializado. Este cálculo que é elaborado em 8 quadros e é um dos documentos mais importantes para o cartório de registro de imóveis para registrar um imóvel, inclusive exigindo uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) registrada no CREA. Engº Rodrigo Aguiar (31) 99333.0030

    ResponderExcluir
  66. Fraçao ideal de 360metros quadrados por favor!

    ResponderExcluir