sábado, 22 de outubro de 2011

ESTADOS UNIDOS: FED PODERÁ DAR MAIS ESTÍMULO AO MERCADO HIPOTECÁRIO e BANCO CENTRAL AMERICANO DESENHA PLANO PARA REDUZIR OS JUROS DAS HIPOTECAS

Juros de hipotecas imobiliárias poderão ser reduzidos (Dieter Spannknebel)

O banco central dos Estados Unidos (Fed, o Federal Reserve) começou a desenhar um novo programa de compra de títulos garantidos por hipotecas, também chamados de mortgages-backed securities (MBS), com o objetivo de estimular o fragilizado mercado imobiliário do país, segundo o jornal The Wall Street Journal. Se concretizada, a compra desses títulos pelo Fed permitirá que os juros das hipotecas imobiliárias cedam - o que facilitaria a renegociação de financiamentos e a tomada de novas hipotecas. Segundo o jornal, apesar de os juros estarem baixos, o Fed acredita que é possível uma queda ainda maior.
Apesar de ainda não haver certezas sobre a implantação do programa de compra de títulos, a medida poderá ser adotada caso a ínflação americana não recue nos próximos meses (o último dado aponta alta de 3,9% em doze meses, a maior dos últimos três anos), e retomada da economia não tome fôlego. "Acredito que deveríamos colocar a compra desses títulos no topo da lista", afirmou Dan Tarullo, um alto oficial do Fed, durante palestra na Universidade de Columbia.

Durante a palestra, Tarullo afirmou que seria preciso mais espaço (político, no caso) para que o Fed pudesse implementar mais medidas para estimular os gastos e os investimentos - e que o setor imobilionário deveria ser o foco da ação. Nos últimos dois anos, Fed tem colocado em prática inúmeras medidas para tentar aquecer a economia. Entre elas está o afrouxamento quantitativo, que consiste na injeção de dinheiro diretamente no mercado. Por meio desse mecanismo, o Fed injetou mais de 2 trilhões de dólares na economia americana, em duas etapas. O mais recente plano de estímulo é chamado de twist, e nada mais é do que a compra de títulos de longo prazo em larga escala. Com isso, o banco consegue reduzir os juros de longo prazo e estimular investimentos no setor produtivo.

Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário