sábado, 3 de novembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA ESPECIALIZADA NOS PRODUTOS IMOBILIÁRIOS


Pelo que venho observando, ainda hoje, a maior parte dos incorporadores imobiliários não dão a devida importância à tarefa de definir quem serão os arquitetos que darão vida a seus empreendimentos.
Chego a tal conclusão, não apenas pela baixa qualidade estética e funcional visível em grande parte da produção imobiliária brasileira dos últimos quinze anos, pelo menos, mas, como também, pelo nível de apresentação e compatibilização dos projetos técnicos.
Assim sendo, mesmo já tendo falado algumas outras vezes sobre a arquitetura no mercado imobiliário, decidi escrever de forma bem direta como acredito que deva ser o processo de definição dos autores de projetos pelos incorporadores e demais profissionais que são responsáveis pelo desenvolvimento de produtos imobiliários de forma a obterem maior qualidade, assertividade e, até, engajamento de seus clientes.

1. A Concepção do Produto

Definir o profissional (e a equipe) que será responsável pela concepção e desenvolvimento do produto, sem dúvidas, deve ser uma das tarefas na qual o incorporador deve colocar mais energia, pois dela dependerá, muitas vezes, o sucesso ou insucesso do negócio todo. E, é até dolorido afirmar, mas muitos empresários e diretores do setor não têm, ainda, a exata dimensão do quanto fazer uma escolha errada neste momento pode afetar seu resultado depois.

Então, o que deve ser considerado nesse momento?
O primeiro ponto é conhecer bem seu cliente e qual tipo de arquitetura você acredita que o agradaria mais e, nesse sentido, estou falando apenas de estética. Para chegar a esse nível de entendimento é preciso ter grande proximidade e empatia com o público definido, pois, sem isso, qualquer posicionamento é meramente uma opinião ou “achismo”.
Tendo claro qual linguagem arquitetônica é mais apropriada ao futuro cliente, o próximo passo é haver uma curadoria de arquitetura entre os profissionais mais renomados e que possam agregar valor ao empreendimento.

Nessa curadoria, além da estética e nome, é preciso levar em conta:
Capacidade de equipe para cumprir o cronograma definido para o negócio;
Histórico da eficiência construtiva atingida em projetos anteriores;
Estrutura técnica e tecnológica atual e alinhada com as demais disciplinas que atuarão no projeto e com a demanda de mercado.

2. Arquitetura de Interiores e Paisagismo

A escolha do arquiteto de interiores e do paisagista do produto deve ser feita após a definição da autoria do projeto. Isso porque os estilos adotados por esses profissionais devem ser totalmente compatíveis e, de certa forma, complementares.
Mais uma vez, é indicada a realização de uma curadoria e não, simplesmente, uma concorrência de preços, como são costumam ser conduzidos tais processos na maioria das empresas. E, também aqui, além do estilo e do nome, é preciso levar em conta:

Capacidade de equipe para cumprir o cronograma definido para o negócio;
Portfólio de projetos anteriores para o mercado imobiliário;
Estrutura técnica e tecnológica atual e alinhada com as demais disciplinas que atuarão no projeto e com a demanda de mercado.

Além dessas especialidades dentro da arquitetura, que devem, necessariamente, fazer parte do desenvolvimento de um produto imobiliário, existem outras que podem vir a ser necessárias ou mesmo que são recomendadas, mas não obrigatórias. São elas:

3. Urbanismo

É importante a contratação de um profissional (escritório) especializado para o desenvolvimento de empreendimentos em grandes glebas, com abertura de vias e diversas incorporações imobiliárias mesmo que não se trate de um loteamento, propriamente dito (conforme Lei 6.766/79).
Apenas um urbanista é capaz de extrair o máximo de aproveitamento com qualidade espacial em uma implantação dessa natureza.
Nesse caso, continuam valendo para a definição do profissional a ser contratado as mesmas recomendações quanto a capacidade de atendimento ao cronograma e estrutura técnica e tecnológica, assim como a análise do portfólio de projetos anteriores.

4. Luminotécnica

Essa especialidade nem sempre é contratada para o desenvolvimento de produtos imobiliários, pois em empreendimentos de padrão mais popular existe a tendência de querer economizar recursos também na contratação de projetos.
Tal prática, embora compreensível, pode ser questionável, uma vez que sempre que se investe em inteligência e projetos complementares, realizados por especialistas, há maior probabilidade de se atingir economia na execução da obra, e não é diferente nesse caso.
O papel do especialista em luminotecnia (que na maioria das vezes é um arquiteto) é projetar como será a iluminação interna e externa de determinado empreendimento. E nesse ponto inclui-se definir a quantidade de luz necessária em cada ambiente e a forma mais eficiente de se chegar a ela, com a escolha de lâmpadas, luminárias e sistemas mais adequados e a localização ideal para cada item.
Mesmo quando se tem um produto mais rebuscado, que é chamado de “alto padrão”, o papel desse profissional é atingir os efeitos esperados de iluminação, atendendo aos autores dos projetos de arquitetura, interiores e paisagismo, com o máximo de eficiência tanto para o orçamento da obra, quanto para a operação da edificação.

Em cidades afastadas de grandes centros, às vezes é difícil encontrar todos os profissionais necessários para a realização de um projeto imobiliário e há uma “crença” de que é melhor contratar escritórios locais, pois caso contrário, o público não irá se identificar com o produto. Posso afirmar, com toda certeza, que isso não é verdade, e tenho diversos casos de sucesso em minha carreira que comprovam tal afirmação. O mais indicado, sempre, é que o incorporador coloque a qualidade acima de qualquer bairrismo ou economia na hora de realizar a contratação destes profissionais, pois o consumidor atual sabe reconhecer e valorizar quando o produto é desenvolvido com o devido profissionalismo.

O que eu pretendi ponderar com este artigo é que sempre é ideal se contratar arquitetos especialistas, se possível renomados, em determinadas áreas de atuação, pois assim, sem dúvidas, é possível se minimizar riscos comerciais, através do atendimento das expectativas do cliente, e riscos de execução, através do perfeito atendimento aos cronogramas e da adoção de soluções e projetos técnicos bem qualificados.

Fonte: One4 Soluções em Real State

Um comentário:

  1. todos leram este testemunho sobre como consegui meu empréstimo de uma empresa de crédito legítima e confiável, meu nome é kjerstin lis, tenho procurado um empréstimo para saldar minhas dívidas, todos que conheci trapacearam e pegaram meu dinheiro até que finalmente conheci o sr, pedro ele conseguiu me dar um empréstimo de r 450.000,00. ele também ajudou alguns outros colegas meus. Estou falando como a pessoa mais feliz em todo o mundo hoje e disse a mim mesma que qualquer credor que resgatar minha família de nossa situação precária, direi o nome para o mundo inteiro e fico muito feliz em dizer que minha família é de volta para sempre porque eu precisava de um empréstimo para começar minha vida do zero, pois sou uma mãe solteira com 3 filhos e o mundo inteiro parecia estar pendurado em mim até que eu quis dizer que Deus enviou um credor que mudou minha vida e que da minha família, um credor temente a Deus, mr, pedro, ele era o deus salvador enviado para resgatar minha família e no começo eu pensei que não seria possível até que eu recebesse meu empréstimo, eu o convidei para vir para minha família festa em conjunto que ele não recusou e aconselharei qualquer pessoa que realmente precise de um empréstimo a entrar em contato com o sr. pedro por e-mail (pedroloanss@gmail.com) porque ele é o credor mais compreensivo e bondoso que já conheci com um coração carinhoso. ele não sabe que estou fazendo isso espalhando sua boa vontade para comigo, mas sinto que devo compartilhar isso com todos vocês. entre em contato com o e-mail da empresa de empréstimo certa via: pedroloanss@gmail.com

    ResponderExcluir