domingo, 18 de janeiro de 2015

PREÇO DE IMÓVEIS NA CHINA CAI 0,4% EM DEZEMBRO


O preço médio de imóveis novos em 70 cidades da China teve queda a um ritmo mais lento em dezembro, na comparação mensal, tendo em vista o recuo nos cortes dos preços por parte dos construtores, depois de uma inesperada redução nas taxas de juros promovida pelo governo em novembro. No entanto, na relação anual, a queda no preço dos imóveis teve aceleração no mês passado.

Os preços em dezembro recuaram 0,4%, ante uma queda de 0,6% em novembro, de acordo com cálculos do The Wall Street Journal. Este foi o quarto mês consecutivo em que os preços médios caíram menos bruscamente.

Já em uma base de comparação anual, o preço médio de novas moradias recuou 4,3% em dezembro, contra um declínio de 3,6% em novembro e de 2,5% em outubro.

O mercado imobiliário da China registrou retração mais forte que a esperada no ano passado e alguns analistas esperavam alguma estabilização neste ano.

Mas os altos estoques em muitas cidades chinesas e preocupações quanto ao fluxo de caixa das construtoras estão levando a incertezas quanto à saúde do setor.

Excluindo os imóveis públicos, os preços das moradias caíram em 68 de 70 cidades pesquisadas em dezembro, na comparação anual, a mesma quantidade verificada em novembro, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas divulgados neste domingo. Já na comparação mensal, os preços das casas caíram em 66 de 70 cidades em dezembro, menos que as 67 verificadas em novembro.

As autoridades, preocupadas com a desaceleração da economia chinesa, têm injetado liquidez no mercado de forma gradativa e adotado medidas nos últimos meses. Apoiar o mercado imobiliário também está no radar, já que este é responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto, quando o cálculo engloba segmentos relacionados, como o de móveis e de materiais de construção.

A venda de casas em 70 cidades englobadas na pesquisa aumentou 9% em dezembro, na comparação com novembro, devido a ajustes nas políticas de hipotecas, ao corte na taxa de juros e esforços das construtoras para reduzir estoques, disse Liu Jianwei, um estatístico do Departamento Nacional de Estatísticas, em comunicado.

Entretanto, pode ser prematuro dizer que o mercado imobiliário está se recuperando, alertaram alguns analistas.

Avaliando dados monetários da China publicados nesta semana, ainda não está claro se a economia mais ampla vai responder ao corte da taxa de juros em novembro, citava um relatório recente do banco de investimento North Square Blue Oak. "Os empréstimos para hipotecas na realidade caíram em dezembro, em relação a novembro, sugerindo uma resposta limitada à redução da taxa de juros no setor imobiliário", acrescentou o banco.

Fonte: Dow Jones Newswires

Nenhum comentário:

Postar um comentário