domingo, 21 de dezembro de 2014

UM RECADO ESPECIAL


O propósito deste artigo é contribuir para a formação profissional daqueles que atuam no mercado imobiliário, levando-os à descoberta de suas dificuldades, aptidões e competências, despertando-os para a necessidade do conhecimento como indutor do crescimento e da concretização dos seus objetivos pessoais e profissionais no contexto das transformações do mercado, com criatividade e inovação.

Com todos sabem, meu comprometimento pedagógico e ideológico, é promover, seja no alinhamento e atualização dos procedimentos técnicos administrativos, seja na inserção no mercado de trabalho, conduzindo-os ao empreendedorismo, uma reflexão acerca da transformação deste mercado, com todas as suas especificidades, que o torna deveras singular.

Vivemos, incontestavelmente, a era do conhecimento, assinalada por suas mutações constantes e pela velocidade dessas transformações, exigindo um sistema de gestão capaz de viabilizar que a capacitação profissional aliada às práticas profissionais também sejam transformadas já que, a atualização técnica amparada pela reflexão crítica potencializa uma maneira inovadora de pensar, capaz de transformar os processos formativos de hoje, agregando uma construção permanente ao desenvolvimento pessoal e profissional.

O mercado imobiliário, cotidianamente, promove processos de subjetivação além das práticas e dos saberes estruturados em razão da sua constante evolução, levando-nos a buscar na educação continuada, determinante para a imediata transformação e/ou adaptação das práticas profissionais, a solução para o desenvolvimento de uma lógica descentralizadora, ampliando nossa capacidade de aprendizagem, preparando-nos para o enfrentamento das situações operacionais que se nos apresentem com resolutividade e autonomia.

O conjunto de fatores que compõe o mercado imobiliário se constitui como um interlocutor nos diálogos necessários à construção desse novo profissional, o profissional da transformação, proporcionando nova estrutura organizacional e, quando a formação superior reúne-se à formação técnica, ocorrem novas relações de compromissos e responsabilidades, há uma maior amplitude de recursos que possibilita uma extensiva e expressiva compreensão dos processos de transformação.

Como é flagrante a transformação do mercado imobiliário que ora passa por uma fase de reestruturação que pode levá-lo a uma retração em razão da especulação imobiliária, das transformações políticas e das crises econômicas, em conturbado percurso que alterna períodos de crescimento e crise, seus agentes precisam também, transformar-se. E aí, falo de transformação como uma nova dinâmica, que instaura a valorização profissional, a ativação das competências e possibilidades, a amplificação da auto-análise, além da sua própria reinvenção.

Num momento de saturação de ofertas e limitação da demanda, cabe refletir sobre esta necessidade de transformação que venha a permitir um livre trânsito num mercado cuja produção está sujeita a processos especulativos e que nos possibilite lidar com os novos mecanismos que virão para estimular o setor e trazer lucratividade para as operações imobiliárias.

As tímidas projeções para 2015 além de questões de governabilidade, certamente se alternam quanto às perspectivas deste gigantesco mercado cuja reorganização pode ser apressada, ao tempo em que, o sistema produtivo e os capitais de investimento, nacionais e estrangeiros, readquiram a confiança nas novas medidas e propostas que certamente advirão. Até meados de 2015, porém, o que veremos será um mercado em plena transformação que poderá recrudescer seu grau de debilidade ou transformá-lo positivamente em razão das lições aprendidas e da experiência vivida, contraditando o tempo presente.

Precisamos, todos, sermos transformados. Daí o paradoxo, a consciência de que o mercado imobiliário depende de nós, como de nós depende a força transformadora de atitudes de mudança para um cenário mais dinâmico e mais otimista.

A inteligência faz o homem pensar e contribuir para a transformação do mundo através do conhecimento. A chave para o sucesso é o conhecimento, que não paralisa, ao contrário, fortalece a nossa identidade profissional e nos impele a superar as dificuldades.

Prof. Marcos Mascarenhas

Um comentário:

  1. Profº Marcos Mascarenhas,
    Sua mensagem não é só um recado é um estímulo que nos leva a refletir e a buscar um diferencial mercadológico que possa transformar a nossa profissão em algo sustentável, independente de fatores externos que tanto interferem no Mercado Imobiliário.
    Ter sido sua aluna foi e continua sendo muito gratificante, pois continuo aprendendo através das matérias disponibilizadas no seu BLOG, onde procuro aplicar os conhecimentos adquiridos na minha vida pessoal e profissional.
    Muito obrigada por continuar compartilhando seus ensinamentos e conhecimentos.
    Feliz Natal e Prospero Ano Novo!
    Abraço. Maria de Fátima Vieira Freitas

    ResponderExcluir