segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

MENSAGEM DO PROF. MARCOS MASCARENHAS NO I SIMPÓSIO DOS FORMANDOS NI-2014.2 UNIFACS: GENERALISTA OU ESPECIALISTA

NI 2014.2 - Clique na imagem para ampliar

O Tecnólogo em Negócios Imobiliários é instrumentalizado multidisciplinarmente, em razão das oportunidades de mercado se apresentarem de diversas formas, o que evidencia a obrigatória transição pelos mais diversos campos do conhecimento.

A importância de ser generalista, ou seja, um profissional que conhece e transita pelos vários segmentos de sua área de atuação, desenvolve a capacidade de perceber problemas que se apresentem em segmentos distintos, ampliando sua percepção na identificação dos mesmos e consequentemente, encontrando mais rapidamente as soluções. O conhecimento, mesmo que superficial de outras áreas, possibilita um diálogo mais eficaz com os outros profissionais envolvidos.

A construção civil e a incorporação imobiliária é um bom exemplo de transição entre as duas áreas.

O instituto da incorporação não pode ser confundido com a construção do imóvel em si e a incorporação envolve trâmites legais que viabilizam o processo de construção, num segmento em que o incorporador não é necessariamente o construtor.

Fica patente, que o mercado imobiliário exige profissionais que exerçam atividades em mais de um campo do conhecimento.

Julgo essencial esta visão multidisciplinar. O Tecnólogo em Negócios Imobiliários não é um especialista em todas as atribuições e competências de sua área, porém, sua visão generalista deve lhe garantir a capacidade de agregar funções e buscar as melhores soluções para as variegadas situações que o mercado possa vir a apresentar. Uma perspectiva ampla faz toda a diferença!

Longe de mim, porém, esquecer a necessidade da especialização, já que ao Tecnólogo em Negócios Imobiliários cabe simplificar os processos do negócio; aumentar a flexibilidade e a qualidade da informação; diminuir custos financeiros através de uma gestão eficaz; viabilizar as capacidades decisórias e as estratégias de investimento; desenvolver e gerir estrategicamente os portfólios imobiliários, entre outras atividades desenvolvidas em sua grade curricular.

É tácito, que o mercado imobiliário é separado por segmentos e também é verdadeiro, que nenhum profissional é capaz de conhecer profundamente todas as peculiaridades deste mercado. Ser especialista em um ou dois segmentos, portanto, é essencial para se obter a excelência profissional.

Quando ocorre, e frequentemente isto acontece, uma não conformidade, quando um problema aparece, os generalistas são os primeiros a contribuir com opiniões e idéias, porém, no momento de decisão, é ao especialista que se recorre para apresentar a solução, pois é no seu conhecimento que todos confiam. Certamente, todos possuem uma área de atuação preferida na qual se sente mais a vontade para trabalhar. Identifiquem essa área de maior interesse e procurem aprender ao máximo sobre ela tornando-se um especialista e ganhando o reconhecimento por suas qualidades.

Entre outras atribuições do Tecnólogo em Negócios Imobiliários estão:

1- Assessorar auditorias em questões imobiliárias
2- Emitir laudos de avaliação e perícias
3- Elaborar projetos de captação de recursos públicos no setor de habitação
4- Gestor de condomínios residenciais, comerciais e específicos
5- Gestor do patrimônio público ou privado
6- Planejamento de empreendimentos
7- Análise de projetos imobiliários
8- Estudo de viabilidade financeira
9- Administração de consórcios e cooperativas
10- Planta de Valores

É impossível atuar no mercado imobiliário com proficiência, utilizando-se apenas do conhecimento de um determinado segmento e/ou área de atuação, mas sim a partir da integração de conhecimentos diversos.

O Tecnólogo em Negócios Imobiliários é na sua essência um empreendedor e não precisa abandonar sua habilidade natural como profissional, seja generalista ou especialista. Certo é que o mercado exige flexibilidade dentro da especialização e também exige especialização dentro de sua abrangência.

Daí surge nosso ponto de reflexão: Por que nível superior?

É flagrante a necessidade de adaptação às novas e emergentes demandas de mercado o que só se consegue através de sólida formação geral e humanística que só o curso superior confere, permitindo uma análise coerente, articulada e interpretativa dos fenômenos sociais o que possibilita uma visão critica do mercado imobiliário, tudo isso traduzido na autonomia intelectual.

Todo o conhecimento é válido para todos os tipos de segmento e/ou perfis profissionais e deve ser absorvido, mesmo mantendo o seu perfil profissional natural, contudo sem receio de dar um passo fora do seu círculo, fora de sua área de conforto, em um mercado imobiliário caracterizado e condicionado pela intensidade e continuidade das mudanças.

Enfim, o maior segredo é amar profundamente o seu trabalho. Sem a paixão pelo que você faz, jamais será sensacional, nem como especialista, muito menos como generalista.

Prof. Marcos Mascarenhas

2 comentários: