quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CAI A PARTICIPAÇÃO DE INVESTIDORES NA COMPRA DE IMÓVEIS


Investidores de imóveis estão colocando o pé no freio. Segundo a pesquisa "Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis", a participação de investidores nas compras de imóveis caiu bruscamente no início do segundo semestre de 2014.

Entre os meses de julho e setembro, apenas 20% dos entrevistados que declararam terem comprado imóvel o fizeram com o objetivo de investir, enquanto no trimestre anterior os investidores representavam 39% dos compradores e 41% no terceiro trimestre de 2013.

Desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo classificado imobiliário online ZAP Imóveis, o Raio-X FipeZap é um levantamento que visa medir e analisar a demanda por imóveis no país.

Ele é realizado a cada três meses com usuários do ZAP que manifestaram interesse em entrar em contato com algum anunciante de imóveis durante o trimestre de referência.

Na edição mais recente da pesquisa, referente ao terceiro trimestre de 2014, foram consultadas 1.943 pessoas.

Menor expectativa de alta dos preços

As perspectivas sobre os preços dos imóveis também corroboram com a percepção de que os participantes do mercado imobiliário estão mais pessimistas.

O estudo mostrou que, entre abril e junho deste ano, 20% dos interessados em comprar imóveis acreditavam que os preços subiriam acima ou muito acima da inflação nos próximos dez anos. No terceiro trimestre, esse percentual caiu para 16%.

A parcela dos que esperam que os preços acompanhem a inflação na próxima década aumentou - passando de 41% no segundo trimestre, para 43% no terceiro - e a parcela daqueles que esperam que a inflação suba mais do que os preços dos imóveis passou de 38% para 41% no período.

O Raio-X FipeZap também mostrou que houve um pequeno aumento no percentual de desconto nas compras de imóveis. No terceiro trimestre de 2014, o desconto médio foi de 7,5%, ante 7% no trimestre anterior e 5,5% no mesmo trimestre de 2013.

Perfil de compra

Sobre o tipo de imóvel comprado nos últimos 12 meses, 60% foram usados e 40% novos. Já nos próximos três meses, 14% dos entrevistados disseram que pretendem comprar imóveis novos, 36% usados e 50% responderam que tanto faz.

A maioria dos compradores (41%) adquiriu o imóvel com o objetivo de morar sozinho, 24% compraram para investir e obter lucro na revenda, 18% compraram para obter renda com o aluguel, 10% para morar com alguém e 7% para outra pessoa morar.

Fonte: EXAME.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário