segunda-feira, 5 de setembro de 2016

CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO IMOBILIÁRIA


A Gestão Imobiliária representa, cada vez mais, uma função essencial para o bom desempenho do mercado imobiliário. Mais de metade da poupança mundial encontra-se aplicada em ativos imobiliários, esta análise, por si só, é suficiente para que possamos ter uma noção da importância do mercado imobiliário e o quanto ele representa no conjunto da economia global.

No mercado imobiliário, como em qualquer outro mercado, transacionam-se bens e serviços. Neste caso, em pauta, estão os bens e serviços imobiliários.

Os bens transacionados são, entre muitos outros e a título de exemplo, edificações residenciais, terrenos, edificações comerciais, propriedades rurais, imóveis tombados (valor histórico) e edificações com finalidades específicas, como galpões, armazéns, fábricas, etc.

Quanto aos serviços transacionados, eles são, essencialmente, os seguintes: Promoção Imobiliária, Avaliação Imobiliária, Mediação Imobiliária e Gestão Imobiliária. Estes tipos de serviços são prestados ao Investidor imobiliário, que é o verdadeiro motor deste nosso mercado, sendo presença permanente no ramo, ora na posição de comprador, aparecendo pelo lado da Procura, ora na de vendedor, surgindo pelo lado da Oferta.

Numa análise geral, a relevância da Gestão Imobiliária, resume-se a uma exigência crescente de todo e qualquer investidor imobiliário, num setor que ora se nos apresenta com um viés recessivo, porém, de característica cíclica, o que certamente lhe conferirá, em breve futuro, franco e célere desenvolvimento e para o Gestor proativo não há crise.

Segmentação da Gestão Imobiliária:

A Gestão Imobiliária poderá dividir-se em dois segmentos básicos conforme ela se desenvolva, essencialmente, na óptica do investidor ou na óptica do utilizador. A distinção essencial entre Gestão de Imóveis, Gestão de Ativos Imobiliários e Gestão de Carteira de Ativos Imobiliários, é que a primeira é uma gestão tática e as duas últimas configuram uma gestão estratégica.

Se contratada a gestão de uma carteira de ativos imobiliários, será responsabilidade de uma tríade de gestores, o gestor de carteira imobiliária, o gestor de ativos imobiliários e o gestor de imóveis, a liberação do cash flow futuro previsto no estudo de viabilidade que precedeu a aquisição de cada um dos ativos, bem como manter a estrutura funcional de forma a garantir a rentabilidade, a longo prazo do projeto, já que um imóvel é um negócio dinâmico, não um objeto estático constituído de concreto e tijolos como aparenta.

Sendo a construção civil e o ramo imobiliário os reais impulsionadores da economia mundial, podemos dizer que, ao investirmos neste setor, é líquido e certo, que a curto prazo, o investimento efetuado será recuperado de forma rápida e sempre com uma margem de lucro na faixa de média para alta.

Na atualidade, o investidor tem um papel dinâmico e fulcral na gestão de fundos a serem investidos, e teremos que ter gestores capazes de enfrentar este desafio. O mercado apresenta muitas oportunidades e quanto mais bem distribuído o patrimônio, diversificando produtos e localizações, se potencializa as chances de sucesso.

Enfim, a Gestão Imobiliária promove uma visão ampliada do negócio, ao tempo em que instrumentaliza o Gestor a ofertar soluções, oriundas de suas competências, seja na gestão de investimentos, seja na gestão patrimonial, no atendimento às mais diversas demandas de interesses e/ou oportunidades objetivando sempre um melhor resultado e a satisfação plena do cliente.

Prof. Marcos Mascarenhas 
(Reedição revisada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário