segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

SÍNTESE DA GESTÃO ESTRATÉGICA IMOBILIÁRIA



O desafio permanente para empresas de pequeno, médio ou grande porte, é manter a competitividade, processo esse responsável pelo sucesso ou pelo fracasso no mercado imobiliário.

Dado a globalização, a gestão estratégica é um procedimento primordial na condução dos negócios num universo por vezes turbulento, volátil, dinâmico e sujeito a mudanças radicais da noite para o dia. Deve-se possuir conhecimentos relevantes e sintonizados com o mercado, informações coerentes, conhecimento técnico da área de planejamento estratégico, além de liderança e firmeza de propósitos.

Gestão Estratégica

Inicia-se pela análise dos ambientes internos da empresa, o marketing adotado, as finanças, recursos humanos e, enfim, sua produtividade. O resultado da análise interna vai evidenciar deficiências e/ou pontos fortes, servindo de elemento comparativo com outras empresas do setor.

Na etapa seguinte, deve-se considerar os componentes do ambiente externo, no plano econômico, político, legal, demográfico, tecnológico e social, além da importante análise SWOT - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, ferramenta utilizada para avaliar-se um cenário ou ambiente, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa e para qualquer tipo de análise de cenário da concorrência.

Também é de vital importância a análise dos números e das tendências do segmento de mercado em que a empresa atua, possibilitando a identificação das ameaças e oportunidades, presentes e/ou futuras.

Concluindo estas análises, há a necessidade de se estabelecer as declarações de “VISÃO” e da “MISSÃO” da empresa, que nada mais são que uma relação de atividades, dentro do conceito do negócio, que conjugadas aos esforços de todos, proporcionarão atingir-se determinada meta proposta para o futuro e motivar a todos os envolvidos. Importante que nos itens que compõem a missão, figurem a tecnologia e a qualidade, o compromisso com os clientes e com a sociedade.

Existem ainda aspectos indissociáveis ao sucesso da empresa refletidos nas condições limitadas que assegurem a realização daquilo que foi proposto na “VISÃO” e na “MISSÃO” e declarados, implicitamente, nos princípios, valores e na condução ética que pautará a empresa sendo compartilhados por todos os seus dirigentes e colaboradores.

Finalizando, resta implementar as estratégias gerais e funcionais anteriormente definidas, para posicionar-se e lograr atingir os objetivos previstos no planejamento estratégico para posteriormente auditar-se a gestão em curso, aferindo-se os novos padrões e adotando, se necessário, atitudes corretivas desenvolvendo-se novas soluções alternativas.

A expertise da Gestão Estratégica Imobiliária é mais uma das competências desenvolvidas pelo Tecnólogo em Negócios Imobiliários com a finalidade precípua do exercício das funções gerenciais e operacionais do mercado imobiliário.

Lembrete: Os Gestores Imobiliários de nível superior deverão ter a visão do negócio e não apenas a visão dos produtos e/ou serviços, além de sempre repensarem os paradigmas da organização.

Prof. Marcos Mascarenhas

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