quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

PLATAFORMA DE MAPEAMENTO CARTOGRÁFICO DE SALVADOR JÁ ESTÁ DISPONÍVEL


Visualizar toda a capital baiana através de uma plataforma de mapeamento cartográfico já está disponível através do Sistema Cartográfico e Cadastral do Município (SICAD), desenvolvido pela Prefeitura de Salvador.

A partir de imagens aerofotogramétricas (aéreas e por perfilamento a laser) será possível imprimir imagens e medir distâncias, além de “visualizar toda a cidade de Salvador em alta qualidade, ver o mapa geográfico com e sem as vegetações e edificações, além de fazer pesquisa sobre ruas”.

O objetivo é auxiliar pesquisas e estudos principalmente nas áreas de engenharia, geografia e geologia.

A nova divisão de bairros instituída a partir da Lei 9.278/2017 já está incorporada ao projeto cartográfico. “A demanda por informação geoespacial na sociedade atual tem crescido exponencialmente. Com a gama de geotecnologias existentes no mercado, a produção de dados geoespaciais e a sua distribuição se tornam mais ágeis a cada dia. No entanto, para isso, os dados necessitam ser gerados segundo padrões e especificações técnicas que garantam o compartilhamento, a interoperabilidade (comunicação de forma transparente entre sistemas) e a disseminação destes dados”, segundo a analista de planejamento e coordenadora do projeto, Ana Aragão.

A plataforma está disponível através do site http://cartografia.salvador.ba.gov.br/.

Fonte: Radar imobiliário

Nenhum comentário:

Postar um comentário