quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

INTENÇÃO DE COMPRAR IMÓVEIS NOS PRÓXIMOS MESES CAI, DIZ FipeZap


Entre as pessoas interessadas na compra de imóveis, a proporção que pretende adquirir o bem nos próximos 3 meses caiu de 56% para 48% no último trimestre de 2014. Ao mesmo tempo, aumentou a porcentagem de potenciais compradores que acreditam que a tendência dos preços de casas e apartamentos em 2015 é diminuir (44%), enquanto 30% acham que vão permanecer e igual e 26%, aumentar. No trimestre anterior, as taxas eram de 40%, 32% e 28%, respectivamente.

A Fipe considera que a pesquisa mostra "um quadro desafiador para o mercado imobiliário", apontando a expectativa de baixa nos preços como a razão para a diminuição da intenção de compra.

Mais da metade das pessoas que pretendem comprar imóveis (88%) acredita que os preços estão altos ou muito altos. Apenas 8% consideram os valores razoáveis, enquanto 2% acham que estão baixos ou muito baixos. 1% nao soube opinar.

Imóvel usado ou novo?

A minoria (13%) dos entrevistados que querem comprar imóveis nos próximos meses disse que faz questão de casas ou apartamentos novos, enquanto 38% apontam que preferem os usados. Para 50% dos compradores, essa questão não tem importância.

Dos imóveis comprados nos últimos 12 meses, 61% eram usados e 39%, novos.

Perfil do comprador

A pesquisa revelou que a maior parte das pessoas que compraram imóveis nos últimos 12 meses pretende utilizar o bem para moradia, sendo que 42% delas têm o objetivo de morar sozinhas. Investidores que compraram para gerar renda com aluguel ou revender somaram 40%.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário