terça-feira, 8 de julho de 2014

ASBEA-PR: FÓRUM DE GESTÃO EMPRESARIAL PARA ARQUITETOS

Clique no flyer para ampliar

A convite da ASBEA-PR, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná, estive em Curitiba para a realização de uma palestra técnica sobre “ESTUDO DE VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO” por ocasião do FÓRUM DE GESTÃO EMPRESARIAL PARA ARQUITETOS com parceria e apoio do SEBRAE-PR e UNIVERSIDADE POSITIVO.

Sobre a palestra:

Com o objetivo de transmutar o Arquiteto prestador de serviços em Construtor/Incorporador, a palestra abordou, em visão bastante sistematizada, desde a angariação do terreno, pesquisa e estudos arquitetônicos, tendências de mercado, novos conceitos construtivos e de habitação, além das posturas municipais quanto à natureza do empreendimento, sua tipologia, acabamento e tema, dentro dos cenários técnicos, econômicos, financeiros e mercadológicos, em ambos os estudos, estático e dinâmico, buscando-se a viabilidade econômica e financeira do empreendimento futuro.

Discorremos sobre a avaliação de custos e o preparo do orçamento para incorporação de edifício em condomínio, a NBR-12.721, as vantagens do Patrimônio de Afetação, o RET - Regime Especial Tributário e a Alienação Fiduciária.

Abordamos tópicos importantes sobre o Memorial de Incorporação Imobiliária de acordo o que preconiza a lei 4.591/64 e o preenchimento dos quadros da NBR-12.721, as vagas de garagem, as ações de marketing no processo de desenvolvimento do produto imobiliário e concluímos com a apresentação de dados estatísticos sobre o mercado imobiliário local.

Clique nas imagens para ampliar:
Arquiteto Orlando Pinto Ribeiro e Prof. Marcos Mascarenhas





Museu Oscar Niemeyer – Erguido em menos de sete meses, o museu é um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares e espaços de lazer.

Ainda a convite da ASBEA-PR, voltaremos em breve para ministramos o curso livre “CONDOMÍNIO EDILÍCIO E INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA” em parceria com o SINDUSCON-PR.

Clique no flyer para ampliar

Aproveito o ensejo para agradecer a ASBEA-PR, na pessoa do seu presidente, à época, Arquiteto Orlando Pinto Ribeiro tão honroso convite e dizer da minha satisfação de ter contribuído para a evolução do Arquiteto, como elemento criador do produto imobiliário e indutor do Mercado Imobiliário, setor cujo PIB é superior a R$ 170 bilhões por ano e estudos indicam que este valor pode chegar a R$ 270 bilhões por ano em menos de uma década.

Agradeço também aos Arquitetos que compareceram ao evento e espero revê-los em futuro próximo, desejando ao Arquiteto Keiro Yamawaki, recém eleito Presidente da ASBEA-PR, uma gestão mais que profícua e plena de realizações.

Um abraço cordial a todos!

Prof. Marcos Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário