sexta-feira, 13 de junho de 2014

PROF. MARCOS MASCARENHAS RECEBE HOMENAGEM DA TURMA DE FORMANDOS EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS DA UNIFACS-UNIVERSIDADE SALVADOR

 Formandos 2014.1 / Clique na imagem para ampliar

Caros alunos (as),

O mercado os espera e não lhes é permitido ações que caracterizem indiferença. Há de se ter atitude, atributo oriundo do conhecimento apreendido e que se fortalecerá durante o processo natural da educação continuada, ao qual, nenhum de vocês deverá se furtar.

O saber é o real impulsionador das conquistas e como todos temos muito a conquistar, muito ainda temos a aprender!

Traduzo o mercado imobiliário como um sistema social e auto-organizável. É preciso manter esta organização e equilíbrio realimentando-o com novas ações que reflitam positivamente nos pontos críticos que se nos apresentem nos momentos de crise. Estas ações reguladoras fazem parte do nosso processo de formação profissional e objetivam a consecução de operações multivariegadas, buscando um só resultado: A realização profissional plena.

Reflitam portanto, que na vida profissional, haverá interações de alta complexidade, ações e reações diversas impondo constantes mudanças e é justamente esta característica de adequação a um mercado extremamente volátil e mutável, que continuamente se desequilibra e se reequilibra, que vocês devem desenvolver.

Observem que neste mercado, não há operações objetivas, todas se apresentam subjetivamente, daí, abram-se para o mundo garantindo sua atualização e consequentemente o seu controle. Os formatos mudam para que possam subsistir.

Tivemos a oportunidade única de trocarmos experiências durante este período de convivência, o que resultou numa relação de confiança entre professor e aluno, ressaltando a participação ativa de cada um de vocês que contribuiu, e muito, para a construção coletiva do nosso curso, estruturando solidamente nossa transformação intelectual. Agradeço penhoradamente a homenagem recebida, as palavras elogiosas a mim proferidas e o carinho dispensado por todos.

Como um último conselho, exortando-os à reflexão: O processo de formação é condicionado pelo aprendizado e não devemos nos ater apenas àquilo que foi aprendido. Desenvolvam cada um, sua própria visão de mercado, tendo plena consciência de que o observador não se separa dos fenômenos observados, rompam esse círculo curricular, desprezem paradigmas, enfim, construam com racionalidade uma concreta identidade profissional e façam a diferença.

Concluo, citando Pierre Levy no seu livro "Inteligência Coletiva"(1996):

"O saber sobre o saber deriva de uma circularidade essencial, originária, inelutável. O conhecimento do conhecimento é, ipso facto, uma transformação do conhecimento, uma perpétua deriva, um por-se em situação dinâmica de reativar, reavaliar continuamente".

Mais uma vez agradeço a honraria, abraçando a todos!

Prof. Marcos Mascarenhas

3 comentários:

  1. Saudades do amigo, professor e agora colega de profissão... Você não foi só um professor, pois não me ensinou fórmulas, regras e raciocínios, mas o amigo que me ensinou a questionar e despertar para a realidade.

    ResponderExcluir
  2. Foi mais que merecidas as homenagens

    ResponderExcluir
  3. Pessoas que nos inspiram permanecem em nossas vidas. Grata Mestre.
    Léa Ribeiro souza

    ResponderExcluir