sexta-feira, 6 de junho de 2014

LAGARDE ALERTA PARA A EVENTUAL BOLHA IMOBILIÁRIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO DO REINO UNIDO-UNIÃO EUROPEIA


Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), alertou esta sexta-feira, 6 de Junho, o ministro das finanças britânico, George Osborne, para o fato de um aumento dos preços das casas e da baixa produtividade serem ameaças à recuperação econômica do Reino Unido. De acordo com a BBC, a líder do Fundo - que está hoje em Londres - explicou que, o aumento do preços dos imóveis pode fazer com que as famílias fiquem vulneráveis a choques relacionados com as taxas de juro.

Em meados de Maio, o próprio Banco de Inglaterra tinha já assinalado que a subida dos preços no imobiliário constituíam o maior perigo para a economia britânica. Em Maio, a média de preços para compra de habitação estava no valor mais alto de sempre e registou, neste mês, a maior subida desde 2002 (3,6%).

O presidente do banco central especificou, na oportunidade, que "podem ser tomadas medidas para controlar os excessos, se tal for necessário: poderemos impor maior controle na capacidade de hipoteca, limitar os tipos de empréstimos ou sugerir ao Governo que restrinja o programa 'Help to Buy'".

Já no início deste mês foi divulgado que, o índice de construção do Reino Unido recuou para 60 pontos em Maio. Os dados do Markit, indicam um recuo de 0,8 pontos face a Abril. Trata-se do valor mais baixo desde Outubro de 2013.

Esta sexta-feira, na capital britânica, Christine Lagarde aproveitou ainda a oportunidade para enviar uma mensagem a Mark Carney, presidente do Banco da Inglaterra. A responsável aconselha que a autoridade monetária britânica não suba a taxa de juro de referência prematuramente.

Ontem, 5 de Junho, o Banco de Inglaterra decidiu manter a taxa de juro do país em 0,5%. Além disso, manteve o programa da compra de ativos, no valor de 375 mil milhões de libras. A taxa de juro de referência no Reino Unido situa-se em 0,50% desde 2009.

As minutas da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco de Inglaterra (BoE), revelaram que o banco central considera que há cada vez mais "argumentos" a favor de uma subida da taxa de juro de referência do país. No entanto, os responsáveis pela política monetária do BoE não estão ainda preparados para uma subida nos juros, apesar dos preços das casas terem disparado.

Ainda assim, recentemente, Mark Carney, garantiu que a instituição "não iria colocar em risco a estabilidade e recuperação" da economia britânica. A taxa de juro de 0,50% deverá manter-se como o valor de referência para o Banco de Inglaterra "por mais algum tempo", afirmou.

As previsões mais recentes do FMI apontam que a economia britânica vai crescer 2,9% este ano.

Fonte: Jornal de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário