quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ABRAINC E FIPE LANÇAM 1º. CONJUNTO NACIONAL DE INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO


A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) lançam nesta quarta-feira os Indicadores ABRAINC-Fipe para medir e analisar a evolução do mercado imobiliário com visão nacional. O estudo, que vem sendo construído pela Fipe desde janeiro de 2014, é o primeiro conjunto de indicadores obtidos nacionalmente com empresas associadas à ABRAINC que atuam em todo o país.

Para a composição dos Indicadores são consideradas informações sobre lançamentos, vendas, entregas, oferta final e inadimplência do mercado primário de imóveis residenciais e comerciais. Os números são referentes ao último trimestre consolidado (abril/junho) e serão divulgados mensalmente.

“Lançamos hoje os Indicadores ABRAINC-Fipe com o objetivo de suprir uma necessidade do setor por números consolidados de empresas com abrangência nacional. Após construir uma metodologia sólida em parceria com a Fipe e reunir uma série histórica, podemos apresentar um material robusto que estará mensalmente à disposição do mercado”, afirmou Renato Ventura, vice-presidente executivo da ABRAINC.

Os dados que compõem os Indicadores são fornecidos à Fipe mensalmente pelas empresas associadas à Abrainc. Após compilar os dados, é feita cuidadosa verificação para garantir a consistência das informações e, se for o caso, as empresas são contatadas para eventuais ajustes ou validação. Em seguida, com os dados validados, os Indicadores Abrainc-Fipe são calculados e, posteriormente, disponibilizados.

"Compradores, vendedores e construtores mais bem informados fazem com que o mercado imobiliário funcione melhor porque todos têm mais condições para tomar suas decisões. E isso é uma contribuição enorme para a economia brasileira", disse Eduardo Zylberstajn, economista da Fipe.

De acordo com o estudo, o volume de vendas no acumulado do segundo trimestre de 2015 (25.692 unidades) é 76% maior que o volume de unidades lançadas (14.601). As unidades vendidas no 2º trimestre apresentaram queda de 17% com relação ao observado no mesmo período de 2014.

O estudo mostra também que foram entregues 31,6 mil unidades entre abril e junho deste ano, aumento de 5% com relação ao observado no mesmo período do ano passado. A oferta final de imóveis atingiu 99 mil unidades em junho de 2015, contra 101,9 mil em junho de 2014. Considerando a Venda Sobre Oferta (VSO) trimestral atual, esse volume se esgotaria em 13,2 meses.

O estudo mostra ainda que, no segundo trimestre de 2015, os lançamentos foram de 14,6 mil unidades, o que representa queda de 16% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mas um crescimento de 20% em comparação com o período de três meses encerrado em maio de 2015. No balanço do primeiro semestre de 2015, em comparação com a primeira metade de 2014, observou-se queda de 20% nas unidades lançadas e de 14% nas vendas e do período.

Por fim, a Fipe e a Abrainc também medem a taxa de inadimplência potencial nos empreendimentos, que aumentou em 1,2 ponto percentual na comparação com o trimestre encerrado em junho de 2014, e se manteve estável no trimestre encerrado em junho de 2015, se comparado ao trimestre encerrado em maio.

Fonte: ABRAINC

Nota do Editor: Clique aqui para acessar o Relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário