quarta-feira, 17 de junho de 2020

Cadastramento de perito judicial na internet – cadastro de perito no tribunal


O novo Código de Processo Civil – CPC, com vigência a partir de março de 2016, determina que os tribunais deverão ter formulário de cadastramento de peritos judiciais na internet.

Lentamente, os tribunais disporão, em seus sites, os formulários de cadastro de perito. Por algum tempo, certos tribunais não cadastrarão diretamente na internet, sendo necessário os interessados aguardarem. Entretanto, outros já possuem forma de cadastrar perito, como no caso dos formulários de cadastramento de peritos do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP, Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC e do Tribunal de Justiça de Goiás – TJGO.

Atualmente – e por um bom tempo –, existirão dois tipos de formulários para cadastramento de perito. Um é anterior ao novo CPC; o outro, recente.
O formulário recente é para satisfazer o novo CPC, que exige, conforme visto acima, que os tribunais possuam formulários para cadastramento de peritos. 

O cadastro anterior ao novo CPC, que ainda alguns tribunais preservam na internet, tinha a finalidade de reunir profissionais que fizessem perícias pagas pela tabela da Assistência Judiciária Gratuita – AJG, na qual o valor dos honorários pagos ao perito é muito baixo. Era uma tentativa promovida pelos tribunais, a fim de preencher a lacuna deixada por peritos que não aceitavam trabalhar por valor ínfimo.
A Constituição estabelece que os três poderes são independentes e, consequentemente, os poderes judiciários também são independentes entre si. Assim, cada tribunal de justiça estadual já elaborou ou irá elaborar a sua forma de cadastramento de perito judicial, inclusive, determinando quais documentos o interessado no cadastramento de perito deve apresentar. 

Todavia, os tribunais reservarão para si o direito de excluir qualquer nome do cadastro, que julgarem conveniente, pois o novo CPC também determina que os tribunais deverão fazer avaliações e reavaliações periódicas dos peritos cadastrados.

Cada tribunal tem suas normas e, dessa forma, possuem uma coleção delas, as quais poderão ser denominadas de provimento, resolução, instrução normativa ou termos similares. Como exemplo de norma, para o caso em tela, temos: Provimento CSM Nº 2.306/2015 do Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo, Instrução Normativa Nº 4/2014 da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Paraná, para cadastro de perito judicial e Provimento 02, de 26/05/2016, da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Goiás, para cadastro de perito judicial.

Alguns tribunais reúnem as referidas normas na forma de um código, com denominações como: Código de Normas Judiciárias ou Consolidação Normativa Judicial, entre outras. Um exemplo desse código é a Consolidação Normativa Judicial da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Assim, a norma de cadastramento de perito pode estar em um documento avulso, como instrução normativa, resolução ou provimento, ou estar contida em uma consolidação de normas ou código.

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ é um órgão orientador da Justiça que, cumprindo sua missão, na Resolução Nº 233 de 13/07/2016, sugeriu um texto básico para os tribunais adotarem nos provimentos, instruções normativas e resoluções de cadastramento de perito que realizarem no futuro. A seguir, a íntegra do texto. Ao ler tal resolução, o interessado no cadastramento de perito poderá ter uma ideia das exigências que o tribunal poderá fazer, se não for o caso de exigir tudo o que nela está contido.

Para o profissional ter sucesso na atividade de perito judicial, é recomendável ele ter acesso ao Roteiro de Perícias ou ter o conhecimento na área, adquirido no livro Manual de Perícias, em curso a distância ou em curso presencial. Os erros no cumprimento burocrático da função de perito, assim como a falta do que é exigido, podem tirar o profissional do cadastro, por conta da ação do tribunal, que poderá fazê-lo sem, ao menos, dar explicação do motivo da exclusão. Até mesmo peritos antigos e experientes têm chance de serem excluídos do cadastro do tribunal, por força de artigos inovadores do novo Código de Processo Civil.

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Resolução Nº 233 de 13/07/2016 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ 
Dispõe sobre a criação de cadastro de profissionais e órgãos técnicos ou científicos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus.
O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições legais e regimentais,
CONSIDERANDO o disposto nos artigos 156 e seguintes do Código de Processo Civil, que determina seja o juiz assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico;
CONSIDERANDO a necessidade de formação de cadastro, pelos tribunais, de profissionais e de órgãos técnicos e científicos aptos à nomeação pelo juízo;
CONSIDERANDO a importância de regulamentar o procedimento referente à criação e à manutenção do cadastro de peritos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus;
CONSIDERANDO a conveniência de implementação de sistema pelos tribunais, visando à agilidade operacional, à padronização e ao melhor controle das informações pertinentes às atividades de contratação de profissionais e de órgãos prestadores de serviços técnico/periciais;
CONSIDERANDO a deliberação do Plenário do CNJ no Ato Normativo 0002844-88.2016.2.00.0000, na 16ª Sessão Virtual, realizada em 5 de julho de 2016;

RESOLVE:
Art. 1º Os tribunais brasileiros instituirão Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos (CPTEC), destinado ao gerenciamento e à escolha de interessados em prestar serviços de perícia ou de exame técnico nos processos judiciais, nos termos do art. 156, § 1º, do Código de Processo Civil.
§ 1º O CPTEC conterá a lista de profissionais e órgãos aptos a serem nomeados para prestar serviço nos processos a que se refere o caput deste artigo, que poderá ser dividida por área de especialidade e por comarca de atuação.
§ 2º Para formação do cadastro, os tribunais deverão realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a entidades, órgãos e conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.
Art. 2º Cada tribunal publicará edital, fixando os requisitos a serem cumpridos e os documentos a serem apresentados pelos profissionais e pelos órgãos interessados, nos termos desta Resolução.
Art. 3º Os tribunais manterão disponíveis, em seus sítios eletrônicos, a relação dos profissionais e órgãos cujos cadastros tenham sido validados.
Parágrafo único. As informações pessoais e o currículo dos profissionais serão disponibilizados, por meio do CPTEC, aos interessados, conforme § 2º do art. 157 do CPC, e aos magistrados e servidores do respectivo tribunal.
Art. 4º O profissional ou o órgão interessado em prestar serviço nos processos deverá apresentar a documentação indicada no edital.
§ 1º O cadastramento é de responsabilidade do próprio profissional ou do órgão interessado e será realizado exclusivamente por meio do sistema disponível no sítio de cada tribunal.
§ 2º A documentação apresentada e as informações registradas no CPTEC são de inteira responsabilidade do profissional ou do órgão interessado, que é garantidor de sua autenticidade e veracidade, sob penas da lei.
§ 3º O cadastramento ou a efetiva atuação do profissional, nas hipóteses de que trata esta Resolução, não gera vínculo empregatício ou estatutário, nem obrigação de natureza previdenciária.
§ 4º Ficam mantidos os cadastros existentes na data da publicação desta Resolução, previstos em atos normativos que não conflitem com as disposições deste artigo.
Art. 5º Cabe a cada tribunal validar o cadastramento e a documentação apresentada pelo profissional ou pelo órgão interessado em prestar os serviços de que trata esta Resolução.
§ 1º Os tribunais poderão criar comissões provisórias para análise e validação da documentação apresentada pelos peritos.
§ 2º Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas, para manutenção do cadastro, relativas à formação profissional, ao conhecimento e à experiência dos peritos e órgãos cadastrados.
Art. 6º É vedada a nomeação de profissional ou de órgão que não esteja regularmente cadastrado, com exceção do disposto no art. 156, § 5º, do Código de Processo Civil.
Parágrafo único. O perito consensual, indicado pelas partes, na forma do art. 471 do CPC, fica sujeito às mesmas normas e deve reunir as mesmas qualificações exigidas do perito judicial.
Art. 7º O profissional ou o órgão poderá ter seu nome suspenso ou excluído do CPTEC, por até 5 (cinco) anos, pelo tribunal, a pedido ou por representação de magistrado, observados o direito à ampla defesa e ao contraditório.
§ 1º A representação de que trata o caput dar-se-á por ocasião do descumprimento desta Resolução ou por outro motivo relevante.
§ 2º A exclusão ou a suspensão do CPTEC não desonera o profissional ou o órgão de seus deveres nos processos ou nos procedimentos para os quais tenha sido nomeado, salvo determinação expressa do magistrado.
Art. 8º A permanência do profissional ou do órgão no CPTEC fica condicionada à ausência de impedimentos ou de restrições ao exercício profissional.
§ 1º As entidades, os conselhos e os órgãos de fiscalização profissional deverão informar aos tribunais sobre suspensões e outras situações que importem empecilho ao exercício da atividade profissional, mensalmente ou em prazo inferior e, ainda, sempre que lhes for requisitado.
§ 2º Informações comunicadas pelos magistrados acerca do desempenho dos profissionais e dos órgãos credenciados serão anotadas no CPTEC.
§ 3º Para inscrição e atualização do cadastro, os peritos/órgãos deverão informar a ocorrência de prestação de serviços na condição de assistente técnico, apontando sua especialidade, a unidade jurisdicional em que tenha atuado, o número do processo, o período de trabalho e o nome do contratante.
Art. 9º Cabe ao magistrado, nos feitos de sua competência, escolher e nomear profissional para os fins do disposto nesta Resolução.
§ 1º A escolha se dará entre os peritos cadastrados, por nomeação direta do profissional ou por sorteio eletrônico, a critério do magistrado.
§ 2º O juiz poderá selecionar profissionais de sua confiança, entre aqueles que estejam regularmente cadastrados no CPTEC, para atuação em sua unidade jurisdicional, devendo, entre os selecionados, observar o critério equitativo de nomeação em se tratando de profissionais da mesma especialidade.
§ 3º É vedada, em qualquer hipótese, a nomeação de profissional que seja cônjuge, companheiro ou parente, em linha colateral até o terceiro grau de magistrado, de advogado com atuação no processo ou de servidor do juízo em que tramita a causa, para a prestação dos serviços de que trata esta Resolução, devendo declarar, se for o caso, o seu impedimento ou suspeição.
§ 4º Não poderá atuar como perito judicial o profissional que tenha servido como assistente técnico de qualquer das partes, nos 3 (três) anos anteriores.
§ 5º O CPTEC disponibilizará lista dos peritos/órgãos nomeados em cada unidade jurisdicional, permitindo a identificação dos processos em que ela ocorreu, a data correspondente e o valor fixado de honorários profissionais.
Art. 10. Para prestação dos serviços de que trata esta Resolução, será nomeado profissional ou órgão detentor de conhecimento necessário à realização da perícia regularmente cadastrado e habilitado, nos termos do art. 8º desta Resolução.
§ 1º Na hipótese de não existir profissional ou órgão detentor da especialidade necessária cadastrado ou quando indicado conjuntamente pelas partes, o magistrado poderá nomear profissional ou órgão não cadastrado.
§ 2º Para fins do disposto no § 1º deste artigo, o profissional ou o órgão será notificado, no mesmo ato que lhe der ciência da nomeação, para proceder ao seu cadastramento, conforme disposto nesta Resolução, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da notificação, sob pena de não processamento do pagamento pelos serviços prestados.
Art. 11. O magistrado poderá substituir o perito no curso do processo, mediante decisão fundamentada.
Art. 12. São deveres dos profissionais e dos órgãos cadastrados nos termos desta Resolução:
I – atuar com diligência;
II – cumprir os deveres previstos em lei;
III – observar o sigilo devido nos processos em segredo de justiça;
IV – observar, rigorosamente, a data e os horários designados para a realização das perícias e dos atos técnicos ou científicos;
V – apresentar os laudos periciais e/ou complementares no prazo legal ou em outro fixado pelo magistrado;
VI – manter seus dados cadastrais e informações correlatas anualmente atualizados;
VII – providenciar a imediata devolução dos autos judiciais quando determinado pelo magistrado;
VIII – cumprir as determinações do magistrado quanto ao trabalho a ser desenvolvido;
IX – nas perícias:
a) responder fielmente aos quesitos, bem como prestar os esclarecimentos complementares que se fizerem necessários;
b) identificar-se ao periciando ou à pessoa que acompanhará a perícia, informando os procedimentos técnicos que serão adotados na atividade pericial;
c) devolver ao periciando ou à pessoa que acompanhará a perícia toda a documentação utilizada.
Art. 13. Os profissionais ou os órgãos nomeados nos termos desta Resolução deverão dar cumprimento aos encargos que lhes forem atribuídos, salvo justo motivo previsto em lei ou no caso de força maior, justificado pelo perito, a critério do magistrado, sob pena de sanção, nos termos da lei e dos regulamentos próprios.
Art. 14. Ao detentor de cargo público no âmbito do Poder Judiciário é vedado o exercício do encargo de perito, exceto nas hipóteses do art. 95, § 3º, I, do Código de Processo Civil.
Art. 15. O disposto nesta Resolução não se aplica às nomeações de perícias realizadas até sua entrada em vigor.
Art. 16. Esta Resolução entra em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação.

Ministro Ricardo Lewandowski

Rui Juliano é perito judicial há 35 anos, com larga experiência no exercício da função. É autor do livro Manual de Perícias, obra de referência, com seis edições, e ministrante do curso presencial Perícias Judiciais, com edições periódicas em vinte capitais e nas principais cidades do país. É ministrante também do curso a distância de mesmo tema, além de organizador e fornecedor de conteúdo permanente do acesso restrito e pago do site Roteiro de Perícias. Proprietário do Cadastro Nacional de Peritos e do site www.manualdepericias.com.br. Há mais de 20 anos é autor do conteúdo gratuito publicado no site www.ruijuliano.com.

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