sexta-feira, 20 de março de 2020

O PAPEL DA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS NA FASE DE COMERCIALIZAÇÃO


Quem não vivenciou, ou pelo menos conhece alguém que vivenciou, a situação de se ter um imóvel em oferta no mercado “sem interessados”? Aquele imóvel há meses em sites de diferentes imobiliárias, com dezenas de placas de “VENDE” ou “ALUGA” estampadas na fachada, que por diversas vezes até chegam a resultar em telefonemas, mas acabam não avançando para a fase de negociação.

Há quem diga que o longo tempo de exposição se deve à fase ruim da economia, ao desemprego, ou a alguma outra razão, sem saber que o aspecto mais importante em uma comercialização, seja ela uma operação de venda ou locação, é o Preço Pedido.

O ponto focal não é o tipo de transação (venda ou locação, conforme mencionado) de um imóvel, de crise ou avanço econômico, de altas ou baixas históricas na taxa de desemprego, pois invariavelmente haverá uma parte disposta e desejosa a absorver por um imóvel ofertado, desde que o mesmo tenha seu valor pedido em sinergia com o momento do mercado imobiliário. Nesse sentido, nada mais apropriado do que a solução para estabelecer o valor correto de um imóvel: Contratar uma Avaliação Imobiliária.

O valor de uma propriedade não é único e objetivo; não é como um produto qualquer que tem seu valor atribuído somando-se os custos de produção, as despesas diretas e indiretas, a margem de lucro e a obsolescência; o imóvel tem seu valor influenciado pelo entorno, pela concorrência, pela oferta e pela procura, ou seja, pelo contexto momentâneo do mercado imobiliário. Para tanto, existem diversas metodologias, mais e menos complexas e sofisticadas, para se apurar o valor de um imóvel.

Obviamente o momento do mercado imobiliário é influenciado diretamente pela economia de um país, pela taxa de desemprego e por inúmeros outros fatores que podemos elencar. A questão é a influência que tudo isso tem no valor do imóvel e como equalizar esses pontos para que eles sejam refletidos através de números. Nesse sentido, é importante ressaltar, também, o peso do valor do dinheiro no tempo, ou seja, um imóvel que demora um período maior do que o tempo médio usual estimado para sua comercialização sofre com a perda real de seu valor monetário, que poderia estar rendendo juros em um investimento.

Nessa linha, o ponto mais importante a se compreender é que qualquer propriedade com um valor pedido adequado e condizente com a situação imobiliária local invariavelmente terá compradores e/ou locatários potenciais. Importante destacar que a palavra “potenciais” não inclui aqueles que telefonam para saber o preço pedido e nunca mais retornam; mas sim aqueles que efetivamente entram na fase de negociação.

Se o proprietário de um imóvel realmente está interessado em comercializá-lo, está disposto a deixar a “teimosia” de lado, sem argumentar que no começo da década seu imóvel valia X e que não negociará por menos que isso; então basta contratar uma Avaliação Imobiliária para aumentar sua probabilidade de sucesso.

Aqui menciono o cenário atual, de recente crise econômica e baixa nas negociações imobiliárias, porém vale ressaltar também a importância da Avaliação em momentos de prosperidade. Em épocas de intensa demanda por imóveis, muitos proprietários acreditam terem feito ótimas negociações com suas propriedades, sem ao menos saber se o mercado, à época, poderia absorver este imóvel por valores ainda maiores que o negociado.

Independentemente do momento, a Avaliação de Imóveis é a única ferramenta que dará o valor justo de uma propriedade, trazendo maiores chances para qualquer imóvel ser negociado em qualquer que seja a época.

Fonte: LEAD Avaliações e Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário