O preço médio do aluguel residencial subiu acima da inflação nos primeiros nove meses do ano, de acordo com pesquisa FipeZap desta quarta-feira (16). Os dados são divulgados dias depois do levantamento de preço médio de venda, que apontou que os valores anunciados seguem avançando menos que a inflação - o que representa uma queda em termos reais.
Segundo a pesquisa de preços para novos contratos de aluguel, de janeiro a setembro o valor médio subiu 3,84%, valor superior à inflação de 2,49% medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, o preço do aluguel residencial acumula neste ano uma alta real de 1,31%.
A pesquisa monitora os preços de anúncios para novos contratos de aluguel. Não são consideradas, portanto, as alterações nos valores de contratos já vigentes, que costumam acompanhar o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na semana passada, foi divulgada a pesquisa FipeZap com os preços de venda de imóveis residenciais. De acordo com o levantamento, nos primeiros nove meses de 2019, o preço médio dos imóveis subiu 0,17% - o que significa queda real de 2,3% se for considerada a inflação de 2,49% no mesmo período.
Variação mensal e em 12 meses
Na passagem de agosto para setembro, o preço médio do aluguel residencial teve sua décima alta consecutiva. O avanço foi de 0,22%, no mesmo mês em que o resultado do IPCA foi de deflação de 0,04%. Com isso, o aumento real dos preços para novos contratos de aluguel no mês foi de 0,26%.
Em 12 meses, os preços acumulam alta de 4,11% - o que representa um avanço de 1,18% se considerada a inflação de 2,89% no mesmo período.
O preço médio de locação residencial em setembro de 2019 foi de R$ 29,18 por metro quadrado. O número é uma média calculada a partir de dados coletados nos 25 locais acompanhados pela pesquisa. O valor, portanto pode variar de acordo com a região.
Rentabilidade do aluguel
A pesquisa FipeZap também acompanha a razão entre o preço médio de locação e o preço médio de venda dos imóveis. O resultado é a medida da rentabilidade para quem opta por investir no imóvel com a finalidade de obter renda com aluguel.
Em setembro de 2019, o retorno médio anualizado do aluguel residencial avançou para 4,64%. Segundo relatório da pesquisa, o resultado supera o retorno médio oferecido por aplicações financeiras de referência.
Fonte: G1 Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário