Existem diversas maneiras de se estimar o fator de comercialização, entre elas a metodologia financeira como veremos abaixo. Nesse caso, o fator de comercialização (fc) é estimado através de cálculos de matemática financeira, baseados nos rendimentos que seriam acumulados durante o período de construção pelos capitais terreno e benfeitorias
fc = 1 + {(tr . Ca) / [1 – (t r . Ca)]}
com,
Ca = [(1 + i)
n – 1] / [i . (1 + i)
n
]
fc = 1 + {(tr . Ca) / [1 – (t r . Ca)]}
fc = 1 + {(tr . Ca) / [1 – (t r . Ca)]}
com,
Ca = [(1 + i)
n – 1] / [i . (1 + i)
n
]
onde,
onde,
Ca – coeficiente de atualização de uma série de pagamentos
tr – taxa de renda líquida mensal para o imóvel
i – taxa de juros mensal de mercado
n – prazo em meses de execução da obra para reprodução das benfeitorias
Também pode-se simplificar o cálculo sabendo-se que o fator de comercialização é a razão entre o valor de mercado de um bem e o seu
custo de reedição ou de substituição, que pode ser maior ou menor do que um conforme preconiza a NBR
14.653-1.
FC = (VALOR DE MERCADO : CUSTO DE REEDIÇÃO)
Onde:
“Custo de reedição ou de substituição é o custo de reedição de um
bem, com a mesma função e características assemelhadas ao
avaliando”.
O fator de comercialização é aplicado sobre o somatório do valor total do terreno
com o valor das benfeitorias. As principais condições que interferem na determinação
do fator de comercialização, são:
a) localização do imóvel;
b) arquitetura compatível com o padrão local do imóvel;
c) funcionalidade;
d) equilíbrio econômico de empreendimento;
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