Por que o corretor de imóveis deve atuar globalmente? Como e por onde começar? Estas foram questões que nortearam o evento Corretor Global, realizado no auditório do Centro de Eventos da AIAMU, em Porto Alegre (RS). Mais de 200 corretores de imóveis acompanharam o debate de líderes do setor imobiliário sobre a importância de uma atuação globalizada.
Abrindo o ciclo de eventos Corretor Global 2012, o CEO do Redimob, Alessandro Stüpp saudou os participantes, enfatizando a importância do evento. “Nosso principal objetivo é valorizar o profissional corretor de imóveis, proporcionando capacitação e conexão dos profissionais do mercado imobiliário”.
No bloco destinado a temas envolvendo “capacitação”, o presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) João Teodoro, enfatizou que o mercado imobiliário encontra-se globalizado. “O corretor de imóveis não atua apenas localmente. A globalização proporcionou uma mudança no perfil deste profissional”.
Substituindo Aida Turbow, o assessor da presidência do Cofeci, Francisco Pesserl, debateu as oportunidades atuais e futuras do mercado brasileiro. “O principal concorrente do corretor de imóveis é o cliente. Só na internet são dois bilhões de usuários que buscam informações constantemente. Por isso é importante captá-los com inteligência”, comentou.
O Vice-Presidente da FIABCI, Vitor Patacas, apresentou estratégias que possibilitem o corretor ultrapassar barreiras para conquistar novos mercados. “Ter uma base de dados de imóveis, gestão de mídias sociais, softwares em QR Codes são algumas das ferramentas online que podem otimizar a gestão da atividade do profissional e deixam de ser empecilhos para relacionamentos”.
Mídias sociais, educação e conexão
O segundo bloco do evento foi destinado à importância da conexão em um mercado globalizado. Para o presidente do CRECI-RS, Flávio Koch, a educação é um diferencial competitivo. “O cliente não é mais o mesmo e as empresas buscam novos projetos. O corretor de imóveis tem que acompanhar esta evolução”, afirmou.
E qual a importância das mídias sociais para o Corretor Global? O consultor Guilherme Machado atentou para os corretores construírem relacionamentos através das redes sociais. “O corretor não deve estar nas mídias sociais para vender, mas sim para se relacionar e a tecnologia é uma das grandes aliadas”.
Complementando o debate sobre mídias sociais, o diretor de Marketing do Redimob, Leonardo Stuepp Júnior, fez uma abordagem sobre a segmentação nas redes sociais: o caso Redimob. “Ao utilizar uma rede social, o corretor deve ter ciência que esta é uma comunicação que exige agilidade, constância e visualização”.
Encerrando o evento, o diretor da Imóvel Class, Diogo Horn, e o Coordenador de Tecnologia da Informação do CRECI-RS, Deiverson Viegas, participaram de um painel de debates sobre comunicação integrada e cursos online. Segundo Diogo Horn, o corretor de imóveis deve ficar atento aos ambientes online. “Os relacionamentos constituídos no ambiente online, já são negócios indiretamente. Participar desses canais é fundamental tanto para se relacionar como para captar informações”, finalizou.
O presidente do CRECI-GO, Oscar Hugo Monteiro Guimarães estava presente no Corretor Global, e segundo ele, a qualificação do corretor faz com que ele seja visto de outra forma. “Hoje, autoridades procuram estes profissionais para avaliações imobiliárias. E com o Brasil “na vitrine” frente aos investidores, acreditamos que o corretor de imóveis tem ciência da importância da capacitação”.
O Corretor Global, edição Porto Alegre, foi uma promoção do Redimob e Global Realtor e contou com patrocínio global do CIMI e IV Enbraci; patrocínio local da ImóvelClass; apoio do COFECI, apoio Internacional NAR e apoio institucional do CRECI-RS.
A próxima edição do evento Corretor Global ocorrerá em Goiânia, no dia 12 de abril. Mais informações podem ser obtidas no site http://corretorglobal.com.br/goiania
Nenhum comentário:
Postar um comentário