A franqueadora de imobiliárias Century 21, que lançou há cerca de quatro anos a operação no Brasil, já possui 76 unidades no País. Outras 74 já estão em processo de treinamento e se preparando para o lançamento no mercado pela empresa americana. Até o final de 2012, a marca pretende somar mais 72 novos empreendedores à sua carteira de franqueados, que hoje contabiliza 151 parceiros. A estimava é crescer 48%. O objetivo para os próximos quatro anos é ainda mais ambicioso: a marca quer chegar a 500 unidades.
A Century 21 está no mercado há 41 anos, atuando em 73 países. No terceiro trimestre de 2011, as unidades brasileiras venderam mais de 660 imóveis usados. O dado representa um aumento de 107% em relação ao mesmo período de 2010. Segundo Ernani Assis, presidente e CEO da Century Brasil Real Estate, a companhia cresceu 300% só no ano passado.
O plano de expandir a marca em quase 50% por meio de novas franquias não significa crescimento a qualquer preço. Ao contrário, a empresa se diz extremamente exigente para selecionar seus franqueados. "Em média, 27 candidatos disputam cada contrato de franquia", afirma Assis. A Century 21 também exige, ainda, que todos os franqueados sejam licenciados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
Alex Pinheiro, franqueado da marca em Salvador (BA), é parceiro da companhia desde 2008. "Eu trabalhava como corretor em uma unidade da Century na Flórida, nos Estados Unidos. Quando voltei ao Brasil, em 2005, abri uma imobiliária própria e a converti em Century 21 assim que eles começaram a operar aqui", conta.
Para Pinheiro, um plano de expansão feito com planejamento e responsabilidade será bom para os franqueados e vai fortalecer a marca no Brasil. O empreendedor planeja abrir mais duas franquias da imobiliária em outros bairros de Salvador este ano. Atualmente, os 18 corretores que trabalham para o empresário comercializam imóveis residenciais de alto padrão. Em média, são fechados oito negócios por mês.
Desempenho do setor
Segundo dados do desempenho do franchising brasileiro em 2011, apurados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), os números da Century 21 traduzem a boa situação do mercado no País. De acordo com o balanço, o setor de móveis, decoração e presentes foi o segundo que mais cresceu em 2011, totalizando um aumento de 35% no faturamento em relação a 2010. A ABF enquadra o nicho imobiliário dentro do setor.
De acordo com Daniel Pitelli de Britto, professor especializado em mercado imobiliário da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo, depois da efervescência vivida pelo segmento nos últimos anos a tendência é de estabilidade pelos próximos três anos. "Quem vivenciou os últimos quatro anos, que foram de forte aquecimento para o setor, vai sentir a diferença", avisa.
Outro fator que segundo o professor deve ser levado em conta por quem planeja investir no setor é a experiência com o mercado. Para Pitelli, um dono de imobiliária precisar ter conhecimento sobre o nicho para realizar bons negócio.
Century 21 em números
Setor: Móveis, decoração e presentes
Resumo do negócio: Imobiliária
Número de unidades: 151 unidades
Unidades próprias: Nenhuma
Unidades franqueadas: 151 unidades
Faturamento mensal médio: R$ 50 mil
Taxa de franquia: De R$ 25 mil a R$ 30 mil
Taxa de royalties: De 1 mil a 2 mil
Taxa de propaganda: R$ 500
Capital para instalação: A partir de R$ 65 mil
Capital de giro: R$ 12 mil por mês
Prazo de retorno estimado: 14 meses
Principais concorrentes no segmento:RE/MAX
Fonte: Cross Content
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