quinta-feira, 15 de junho de 2017

REDES IMOBILIÁRIAS: ESTÁ NA HORA DE PRESTAR ATENÇÃO NELAS


Nas últimas década, tem-se observado o surgimento de novos modelos nas relações entre empresas, com especial destaque para as redes de imobiliárias, que, ao longo dos anos, têm apresentado variadas configurações. Empresas que se organizam em rede, buscam ampliar suas capacidades competitivas e adotam novas alternativas para isso. Nos Estados Unidos, que é o maior mercado imobiliário do mundo, muitas empresas (praticamente a metade delas) atuam em rede. O Brasil tem seguido esta tendência em expansão: as redes de imobiliárias. Vistas também como uma das principais soluções para garantir a comercialização de imóveis e melhorar o atendimento aos clientes, as redes mobiliárias tem o objetivo de gerar mais negócios no mercado, através do compartilhamento de informações.

O que são redes de imobiliárias?

Redes imobiliárias são associações entre imobiliárias, criadas com o intuito de promover parcerias e estreitar o relacionamento entre as imobiliárias integrantes da Rede. No Brasil, surgiram a partir das chamadas “redes informais”, onde imobiliárias parceiras, normalmente da mesma região, trocavam informações sobre suas carteiras de imóveis e clientes, mas de forma informal, sem estarem propriamente organizadas em uma rede. A partir daí, as redes foram ganhando força e passaram da informalidade para o formato que vemos hoje, formadas normalmente pelo conjunto de várias empresas e corretores, que acumularam grande experiências no mercado , com regimento e normas próprias de funcionamento, buscando uma mudança cultural e ética para o setor imobiliário.

Como funcionam?

Se antes a imobiliária tinha que captar as duas partes do negócio, agora, ligada a uma rede de imobiliárias, ela só precisa, muitas vezes, de captar uma parte, pois a outra parte alguma imobiliária da rede pode já ter encontrado ou vai acabar encontrando (nesses casos, divide-se a corretagem entre todos os participantes).

Porém, existem diferentes formas de atuar em redes imobiliárias no Brasil, cada uma com seu modelo de organização e ganhos.

Mensalidade: Neste formato, as redes cobram uma mensalidade da imobiliária associada, que em contrapartida usufrui dos benefícios daquela rede específica. 

Comissão: Algumas redes não cobram mensalidade, mas sim uma comissão pré estabelecida, sobre o valor de negócios gerados através da rede.

Franquia: No modelo de franquia, é necessário um investimento inicial maior, mas trazem faturamentos melhores depois de alguns meses. As franquias imobiliárias são um negócio relativamente novo no Brasil, mas tendem a ganhar força nos próximos anos. As redes de franquia também costumam oferecer treinamentos intensivos para padronizar o atendimento.

Vantagens

As redes imobiliárias estabelecem um ambiente de interação e colaboração entre as associadas, o que possibilita a obtenção de vantagens, que as empresas, de maneira individual, não conquistariam. Além disso, elas precisam promover vantagens às suas associadas, para que o grupo cresça cada vez mais, dando força ao mercado como um todo.

Dentre as principais vantagens das redes, podemos destacar:

Mais chances de gerar negócios, uma vez que a carteira de imóveis e clientes pode ser compartilhada;
Maior divulgação, já que seus imóveis também ficam disponíveis no site da rede;
Possibilidade de conquistar maior reconhecimento do mercado local;
Possibilidade de atrair negócios de grande porte, já que grandes empresas costumam recorrer a redes com reputação para realizar negócios;
Permite que imobiliárias iniciantes no mercado sejam mais competitivas, pois o compartilhamento característico das redes, rompe barreiras e estabelece maior influência pela poder da marca da rede imobiliária;
As redes estimulam as trocas de informações e experiências entre seus participantes, facilitando a criação, a transmissão e a conversão dos conhecimentos.

Além disso, se você trabalha associado à uma rede imobiliária, devido a maior vantagem competitiva no mercado, poderá mostrar a seus clientes as vantagens que eles podem obter, ao negociar com uma imobiliária que trabalha em rede, como:

Ter o imóvel divulgado por várias empresas, no caso dos proprietários que querem locar ou vender;
Um imóvel ofertado em rede é vendido com mais rapidez;
Comodidade de ter acesso a um amplo estoque de imóveis, sem precisar visitar várias empresas. O cliente não precisa ir de imobiliária em imobiliária, já que os imóveis de cada uma delas pode ser consultado e oferecido por outra participante.

Conclusão

As imobiliárias brasileiras ainda têm resistência em trabalhar em um modelo de redes de negócios, mas as empresas do setor que aderiram ao formato têm alcançado bons resultados. Por esse motivo, as redes imobiliárias tem expandido seu alcance e proporcionado mais força ao mercado, nos últimos anos.

Participar ou não de uma rede é uma decisão de cada gestor imobiliário. O importante é avaliar bem as opções disponíveis em sua região e quais benefícios traria para seu negócio. Vale lembrar que o mercado imobiliário vive uma fase desafiadora em todos os aspectos. É neste cenário onde juntar forças, unificar marcas e aumentar receitas podem fazer com que sua imobiliária e o mercado como um todo superem momentos adversos.

Carina Lima - Coordenadora de Marketing na Universal Software.
Fonte: Universal Software

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