quinta-feira, 21 de maio de 2020

CUSTO UNITÁRIO BASICO - CUB: ENTENDA ESSE INDICADOR


O Custo Unitário Básico é um importante indicador ligado à área de construção civil, servindo de parâmetro inclusive para as maiores construtoras do país.

Através do Custo Unitário Básico é possível saber quanto custará uma determinada obra, sendo ela tanto residencial quanto comercial. Por isso o indicador se tornou inclusive uma referência macroeconômica no setor. Entender esse índice pode ajudar na análise fundamentalista de algumas empresas do setor.

O que é Custo Unitário Básico?

O Custo Unitário Básico, também conhecido como CUB, é um índice usado na construção civil para se estimar o valor de um determinado empreendimento. Em outras palavras, ele serve de base para avaliar o valor de parte dos custos de uma construção.

O principal objetivo do Custo Unitário Básico da construção civil é ajudar o mercado imobiliário, oferecendo assim um parâmetro de custos de imóveis. Desse modo, o CUB passou a ter bastante credibilidade no setor.

Ele foi determinado pela Lei Federal 4.591/64 e é publicado mensalmente demonstrando a evolução dos custos de edificação de maneira abrangente.

O que é levado em consideração nesse indicador?

O Custo Unitário Básico de edificações tem sua base em dois pontos importantes: o padrão de acabamento da obra e o projeto-padrão. Sendo assim, o padrão de acabamento é dividido em três níveis:

- Baixo;
- Médio;
- Alto.

Assim sendo, o acabamento é referente ao índice de refinamento da construção. Já o projeto-padrão refere-se ao tipo de construção que será realizada. Isso inclui número de pavimentos, dependências por unidades e total de unidads.

Em linhas gerais os projetos-padrão são separados em duas categorias: residencial e comercial. Sendo assim, o CUB/m² é baseado em diversos projetos-padrão estabelecidos pela ABNT NBR 12721:2006.

São levados em consideração, os materiais da construção, mão-de-obra, despesas administrativas, equipamentos, com seus respectivos pesos constantes na norma referida acima.

Como é calculado o Custo Unitário Básico?

O cálculo do Custo Unitário Básico é realizado mensalmente pelo Sindicato da Indústria de Construção Civil – Sinduscon. Após apurado o cálculo, o indicador é lançado em um relatório que fica disponível para todos os agentes da sociedade.

Como o CUB é dado por m² é possível através dele calcular aproximadamente quanto fica o preço de uma determinada construção. Para isso é importante atentar-se ao tipo de obra e o estado em que essa será realizada.

Também é fundamental basear-se pelo CUB do último mês. Pois, dependendo da inflação da economia, esse indicador pode sofrer variações maiores mês a mês. Todavia, em uma economia com inflação controlada o CUB tende a se manter mais constante.

Para achar então o custo total de uma obra, basta aplicar a seguinte fórmula:

Custo Total = CUB x área construída + itens não inclusos.

O que são os itens não inclusos no CUB?

Alguns itens não são considerados no momento de se calcular o CUB. Isso ocorre porque tais insumos muitas vezes são específicos demais de acordo com cada empreendimento. Sendo assim, de acordo com a NBR 12.721/2006, não são incluídos no CUB:

Serviços referentes à infraestrutura e fundação;
Terrenos diversos;
Projetos de estrutura e arquitetônicos;
Instalações e equipamentos diversos;
Elevadores;
Valor pago ao construtor;
Despesas com urbanização e jardinagem;
Despesas de obras complementares;
Custos cartorários;
Áreas de lazer e playground;
Regulamentação de condomínio.

O CUB é, dessa forma, um importante termômetro para a construção civil.

Fonte: Artigos Suno Research

NOTA DO EDITOR: Quando é necessário avaliar segundo o Método Evolutivo, onde o imóvel é avaliado conjugando-se dois métodos distintos: o terreno é avaliado pelo Método Comparativo de Dados de Mercado utilizando-se regressão linear, e as benfeitorias, pelo Método de Quantificação do Custo de Benfeitorias, emprega-se o Custo Unitário Básico da Construção Civil – CUB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário