Este livro analisa a relação entre mercado imobiliário e arquitetura, abordando os principais aspectos que permeiam tal ligação, como os interesses envolvidos e seus principais protagonistas; as ideologias norteadoras da produção e da crítica arquitetônica; o surgimento das novas tipologias arquitetônicas, sua motivação, absorção e reprodução; e o contexto socioeconômico e cultural que construiu cada momento.
Também aborda a produção imobiliária para os diversos usos urbanos, onde será possível conhecer: as conjunturas internacionais e locais indutoras de tais processos; os principais agentes envolvidos e seus interesses; as demandas dos principais clientes e suas premissas para os projetos; a influência dos movimentos arquitetônicos internacionais; as tentativas de reservas de mercado; o aparato jurídico e institucional; dentre outros condicionantes, fornecendo elementos para a análise e a crítica dos processos antigos e atuais.
Tendo como referência o panorama internacional, a ênfase dos capítulos estará voltada para o contexto brasileiro.
A obra, ao reunir uma ampla bibliografia consultada e analisada, muitas vezes dispersa e segmentada por períodos, setores e áreas de conhecimento, torna-se imprescindível aos estudantes, professores e profissionais dessas áreas.
Sumário resumido:
• A produção imobiliária e o ponto de vista do empreendedor;
• O fator localização;
• Publicidade imobiliária;
• Legislação urbanística;
• Políticas habitacionais e seus desdobramentos.
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