sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Qual é a importância da avaliação de patrimônio em imóveis?


Você pensa em comprar seu primeiro apartamento, mas tem dúvidas se o preço é justo. É para resolver esse questionamento que serve a avaliação de patrimônio em imóveis.

A ideia dessa prática é considerar diferentes características. Algumas são tradicionais, como número de quartos, tamanho do espaço, localização etc. Outras são indicadores essenciais do mercado e da economia.

Então, o que fazer? Neste post, vamos explicar o conceito da avaliação patrimonial e ressaltar a importância dessa prática. Também indicaremos quando essa medida é adotada, os fatores utilizados e os profissionais aptos a executá-la.

Quer saber mais? Então, acompanhe!

O conceito de avaliação de patrimônio em imóveis

Essa é uma prática também conhecida por avaliação mercadológica. Consiste na definição do valor do imóvel a partir de um olhar profissional e técnico, que se torna fundamental em diversas situações.

A determinação do preço é baseada em diferentes critérios e procedimentos específicos, que ajudam a tornar o processo menos subjetivo e, ao mesmo tempo, mais justo e impessoal.

A importância da avaliação patrimonial

Essa é uma prática essencial para as transações de compra e venda, já que é necessário definir um valor justo considerando diferentes aspectos. Porém, a avaliação também pode ser utilizada em âmbito judicial, especialmente nos seguintes casos:

- inventários;
- dissolução de sociedades;
- cobrança de impostos;
- heranças;
- análise de patrimônio de pessoas físicas e jurídicas;
- divisão de bens em divórcios e separações;
- hipotecas;
- seguros;
- indenizações;
- estudos de dinâmica imobiliária;
- desapropriações.

Assim, a avaliação patrimonial serve para solucionar diferentes impasses, desde operações comerciais (como compra, venda e aluguel) até situações de litígio. Todos esses usos justificam a importância da prática, bem como indicam os casos em que pode ser adotada.

Os fatores analisados

A avaliação profissional considera aspectos diferentes das precificações comumente realizadas no mercado imobiliário. Por exemplo: você pode colocar o seu imóvel para vender com um preço qualquer, de acordo com suas expectativas, noção de mercado, sentimentos, lembranças e por aí vai.

Já o especialista terá uma visão imparcial, que fará com que você tenha lucro, mas esteja dentro do que o mercado impõe. Isso torna os processos de compra e venda mais fáceis e ágeis.

Entre os fatores analisados por um profissional estão:

Dados econômicos e técnicos

O expert compara os dados das transações de imóveis similares e que são comprados, vendidos ou alugados no mesmo período. Desse modo, determina-se o preço do metro quadrado, uma das medidas mais aceitas no mercado.

Localização

Um imóvel pode ter as mesmas características de outro, mas ser mais caro por estar localizado em outra região da cidade. Diversos fatores entram nessa questão, como segurança, potencial de crescimento e valorização, infraestrutura etc.

Tenha em mente que os locais que recebem melhorias e investimentos são mais valorizados. Entre os benefícios para essas localidades estão a implantação de trem ou metrô, edificação de condomínios residenciais, instalação de shoppings e mais.

Outros fatores

Os motivos que mais comumente influenciam a avaliação patrimonial são:

- estilo da planta baixa;
- qualidade de acabamento;
- estado da estrutura;
- facilidades do condomínio;
- vagas na garagem;
- disposição dos cômodos;
- andar;
- vista;
- taxas pagas;
- luz solar (se incide pela manhã ou à tarde).

Devido às diferentes variáveis, há uma padronização para determinar o valor de um imóvel. O método é padronizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da:

NBR 14653-1: indica procedimentos gerais;
NBR 14653-2: especifica a avaliação de imóveis urbanos;
NBR 14653-3: considera a análise de propriedades rurais;
NBR 14653-4: voltada para a avaliação de empreendimentos.

É importante mencionar que apenas corretores de imóveis e avaliadores técnicos estão realmente aptos a realizar a avaliação de patrimônio, porque é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre o mercado imobiliário e conhecer todos os detalhes que apontamos neste post.

Desse modo, você terá uma avaliação de patrimônio em imóveis correta, justa e imparcial, que facilitará a compra e venda da sua propriedade, bem como resolverá soluções de litígio.

Fonte: Imobiliária IBAGY

Nenhum comentário:

Postar um comentário