sábado, 18 de julho de 2020

Tecnologia no mercado imobiliário: novidades que geram mais negócios


Estamos vivendo no início da Revolução Industrial 4.0. De acordo com o livro “A quarta revolução industrial”, do escritor Klaus Schwab (fundador e CEO do Fórum Econômico Mundial), essa nova realidade é embasada no avanço das ferramentas digitais. Por meio delas, as empresas conseguem expandir negócios e aumentar lucros. Já vemos esses resultados com a tecnologia no mercado imobiliário.

Neste artigo, mostramos os efeitos do mundo digital sobre o setor de imóveis. Além disso, apontamos algumas tecnologias eficientes usadas pelas imobiliárias. Acompanhe os próximos tópicos!

Como a tecnologia influencia positivamente o mercado empresarial?

A tecnologia proporcionou o que conhecemos como transformação digital. Em termos simples, esse conceito envolve o uso da tecnologia para melhorar o desempenho e garantir resultados melhores para os negócios, ou seja, uma mudança estrutural nas empresas. Dessa forma, as ferramentas digitais deixam de ser coadjuvantes para atuarem como protagonistas nas estratégias corporativas.

O resultado disso é a otimização de processos, o aumento da produtividade e a elevação da qualidade, sem falar no aprimoramento do relacionamento com o cliente e do posicionamento da marca no mercado em que atua. No caso das imobiliárias, os principais benefícios são a visibilidade da cartela de imóveis e o aumento nas vendas.

Quais tecnologias aumentam a lucratividade das imobiliárias?

Dentro do conjunto de tecnologias disponíveis, existem algumas que potencializam a lucratividade das imobiliárias. Quais são elas? A seguir, elencamos as principais.

Realidade virtual

A realidade virtual é uma aliada das vendas na imobiliária, uma vez que estimula a imaginação e o encantamento dos clientes. Por meio dela, os consumidores têm uma experiência de compra imersiva, pois conseguem “caminhar” pelos cômodos do imóvel desejado, observar a decoração e o posicionamento da mobília.

Diante disso, o cliente se conecta com o imóvel, e esse aspecto pode ser determinante para o fechamento da compra. Além disso, a realidade virtual permite que o consumidor analise vários imóveis sem sair do lugar. Então, mesmo que não opte pelo primeiro, ainda há chances de encontrar outro no portfólio da imobiliária.

Tour 360 graus

O tour 360 graus é composto por imagens de alta qualidade que permitem a visão completa de um cômodo, de uma área ou da fachada de um imóvel. Assim como a realidade virtual, esse passeio oferece ao cliente a oportunidade de observar detalhes, como as cores das paredes, as dimensões das janelas e das portas etc.

Essa tecnologia é uma ferramenta estratégica para qualificar os “levantadores de mão” (consumidores que decidem fazer negócio com a imobiliária). Desse modo, o time de vendas pode trabalhar melhor esse cliente, ajudando-o a encontrar o imóvel ideal para suas necessidades e desejos.

Portal de anúncios

O portal de anúncios ajuda a imobiliária a dar visibilidade aos seus produtos no mundo online. Além disso, é uma ótima estratégia para atrair clientes para o site, as redes sociais e a central de atendimento da empresa. Com a ajuda dessa plataforma, é possível:

- apresentar imagens e vídeos dos imóveis;
- adicionar descrições;
- dar destaques a anúncios;
- receber o contato de interessados; 
- fazer o monitoramento do comportamento dos clientes;
- realizar disparos de email marketing.

O portal de anúncios se encaixa bem no perfil de empresas que permanecerão competitivas na Revolução Industrial 4.0. Podemos dizer que a tecnologia é o melhor investimento que as imobiliárias podem fazer, afinal, o retorno sobre esse investimento é muito vantajoso.

Fonte: IMOVELWEB

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