domingo, 26 de julho de 2020

CONCEITO DE VALOR NA AVALIAÇÃO DE PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS


VALOR AFETIVO 
Dizem respeito “àquela dimensão de espaço que proporciona ao ser humano o sentimento de pertença a algum lugar e a cargas simbólicas elevadas, que alimentam os processo identitários ou a memória social” Associam-se a bens arquitetônicos, a objetos ou mesmo a bens naturais.

VALOR DE ANTIGUIDADE 
Aquilo que foi criado no passado e está presente nos dias atuais, contando a história com seu aspecto antigo, com o estilo e técnicas construtivas empregadas, rememorando a época em que foi construído.

VALOR DE AUTORIA 
Especialmente em áreas como a pintura, a escultura, os objetos de adorno, a assinatura do autor se converte em um ponto importante no mercado destes objetos. 

VALOR EVOCATIVO 
Em decorrência de ter sido testemunho de algum fato histórico, ou por ter pertencido a alguma pessoa relevante.

VALOR ARQUITETÔNICO 
Atribuído às edificações que oferecem particular interesse pelas qualidades formais que apresentem suas frontarias, as quais predominam na composição da paisagem urbana.

VALOR DE USO ATUAL 
Presente em uma edificação do passado que dispensa adaptações para permitir um uso atual.

VALOR DE ACESSIBILIDADE COM VISTAS À REVITALIZAÇÃO / RECICLAGEM Relaciona-se tanto à facilidade de conexão da edificação com o sistema viário principal quanto sua capacidade de integração com os equipamentos de lazer e cultura da cidade. Também se inclui neste valor o prédio que ofereça espaço de acolher e possibilitar funcionamento eficiente de órgãos da administração pública.

VALOR DE CONSERVAÇÃO 
Refere-se ao bom estado de conservação, apesar da idade da construção, ensejando sua ocupação sem grandes intervenções e reparos. 

VALOR RECORRÊNCIA REGIONAL OU RARIDADE FORMAL 
Inclui-se nesta categoria a edificação produzida por manifestação de cultural regional ou qualificada por formas valorizadas porém de ocorrência rara.

VALOR DE RARIDADE FUNCIONAL Presente em uma edificação cuja função arquitetônica venha se tornando inusitada ou sofrendo transformações a nível de tornar seu programa original incompatível com as condições de vida atual

VALOR CÊNICO E PAISAGISTICO 
Atribuído ao conjunto de bens imóveis naturais ou construídos que configuram em paisagens ou conjuntos representativos da interação dos valores ambientais, sociais e culturais de uma determinada sociedade. Além disso, o espaço também poderá estar associado a algum fato histórico e simbólico, como ter sido palco de alguma importante batalha. 

VALOR COGNITIVO 
Associados à possibilidade de conhecimento. Ex: sítios arqueológicos, sistemas construtivos. 

VALOR CIENTÍFICO 
Associados à possibilidade de realização de pesquisas. Ex: sítios arqueológicos, cavidades subterrâneas.

Fonte: Excerto de texto do XVIII COBREAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário