Na comparação com junho, quando o valor médio do aluguel estava em 22,81 reais por metro quadrado, a queda foi de 0,82 por cento, indicou a pesquisa. O DMI contempla uma amostra de 30 cidades em diferentes regiões do país e considera mais de 2 milhões de imóveis usados disponíveis para compra ou aluguel.
Entre os municípios monitorados, Salvador registrou a maior desvalorização no aluguel residencial em julho ante junho, de 2,92 por cento. São Bernardo do Campo ficou em segundo lugar, com queda de 1,47 por cento, seguido por Fortaleza(-1,28 por cento), Rio de Janeiro (-1,18 por cento) e Santos (-1,06 por cento).
Já Natal foi a cidade com maior aumento nominal mensal no valor médio do metro quadrado alugado, de 6,24 por cento, seguida por João Pessoa, com alta de 2,55 por cento e Recife, com 2,00 por cento.
São Paulo era o município com aluguel residencial mais alto em julho, de 35,29 reais por metro quadrado, estável em relação junho. Brasília ocupava a segunda posição, com 31,58 reais por metro quadrado, e Rio de Janeiro surgia na terceira colocação, com 31,43 reais por metro quadrado.
Venda
Para a venda, o preço médio do metro quadrado residencial atingiu 4.844 reais em julho–maior valor para o ano e 0,23 por cento acima de junho deste ano. Contudo, em relação julho de 2016, houve queda nominal de 0,08 por cento, disse a VivaReal.
Em 16 das 30 cidades pesquisadas, os imóveis residenciais se valorizaram em julho ante junho, com destaque para Barueri (1,18 por cento), Guarulhos (0,99 por cento), Goiânia (0,96 por cento) e Rio de Janeiro (0,76 por cento).
Por outro lado, Salvador, Vitória da Conquista, Natal, Fortaleza e Joinville foram as que registraram maior queda no valor médio de venda do metro quadrado em julho comparado a junho.
VivaReal é uma plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel.
Fonte: EXAME
Nenhum comentário:
Postar um comentário