sexta-feira, 17 de junho de 2011

FREDERICO MENDONÇA FALA SOBRE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS / O MERCADO DE TRABALHO E METODOLOGIA AVALIATÓRIA NO III ENBRACI

Sr. Samuel Arthur Prado, Prof. Frederico Mendonça e Prof. Marcos Mascarenhas

Em sua brilhante palestra, o Prof. Frederico Mendonça enfatizou o deficit de Avaliadores de Imóveis inscritos no CNAI - Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários na razão direta ao número de corretores ativos e ressaltou a necessidade da capacitação para a especialidade, já que a avaliação de imóveis é um dos grandes filões a ser ainda explorado pelos profissionais Corretores de Imóveis.

Segundo Frederico, além da grande área de abrangência, a Avaliação de Imóveis ainda permite a exploração de nichos distintos, seja avaliação de imóveis urbanos ou rurais, bem como até mesmo envergar-se nos seus aspectos legais, tornando-se um técnico jurídico ou um perito judicial, nomeado por um juiz de direito. Frederico discorreu ainda sobre alguns aspectos da sua experiência profissional para exemplificar e testemunhar suas afirmações, interagindo diretamente com os congressistas que se mostraram totalmente receptivos.

Explicitou ainda, os métodos avaliatórios, à seu ver, mais indicados para serem empregados pelos Corretores de Imóveis, no caso, o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado e o Método Involutivo, também denominado de Método do Máximo Aproveitamento Eficiente.

Por fim, o Prof. Frederico traçou um perfil das qualificações necessárias para o Corretor de Imóveis se tornar um bom avaliador, ressaltando a necessidade da capacitação profissional e incentivando aos presentes a traçar os melhores caminhos para o desenvolvimento de suas carreiras.

Ao término da palestra, o Prof. Frederico respondeu às muitas perguntas dos congressistas, tendo como mediador o Sr. Samuel Arthur Prado, Presidente do Creci-Ba.

Na oportunidade, o Prof. Frederico promoveu uma sessão de autógrafos aos adquirentes do seu livro Avaliação de Imóveis - Teoria e Prática.

Sobre o Palestrante:

- Perito Avaliador inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do Conselho Federal de Corretores de Imóveis - Cofeci, desde 2006, data da sua criação;
- Professor das Disciplinas de Avaliação I e II na graduação da Fcap/UPE;
- Professor da Disciplina de Operações Imobiliárias na Pós-graduação da Fcap/UPE;
- Professor da Disciplina de Administração de Imóveis e de Condomínios no MBA da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - Fafica
- Corretor de Imóveis, inscrito no Creci/ 7ª Região, desde 1985;
- Advogado, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, desde 1987;
- Pós-graduado pela UFPE (MBA em Gestão e Liderança), em 2006;
- Diretor comercial e sócio, desde 1982, da Arrecifes Negócios Imobiliários Ltda., empresa líder de mercado, certificada ISO 9001, fundada há mais de 30 anos;
- Diretor e sócio fundador da Câmara Imobiliária de Avaliações e Perícias Ltda., empresa especializada em avaliações e perícias de imóveis;
- Conselheiro do Creci/7ª Região, sucessivamente, desde 1998;
- Diretor Pedagógico do Creci/7ª Região ;
- Foi Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina Profissional do Creci/7ª Região de 2003 a 2008;
- Diretor do Secovi, sucessivamente, desde 1998;
- Arbitro na 1ª Câmara de Arbitragem de Pernambuco (Órgão institucional do Secovi/PE).
- Autor do livro Avaliação de Imóveis – Teoria e Prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário