Foi uma solenidade inesquecível na vida dos formandos e o evento ocorreu nesta terça-feira, dia 31/01, no Teatro Módulo, bairro da Pituba em Salvador.
Durante seu pronunciamento, o Professor Marcos Mascarenhas conclamou aos formandos a "adotarem um novo perfil profissional e prover a sociedade de uma assistência condigna ao título que todos conquistaram".
Compuseram a Mesa de Autoridades:
Professor Marcos Mascarenhas - Coordenador do Ato Solene e Patrono da Turma
Sra. Ana Cláudia Cruz - Coordenadora pedagógica da Ulbra Pólo Salvador/Ba
Sr. Samuel Arthur Prado - Presidente do CRECI 9ª. Região e Paraninfo da Turma
Os professores homenageados: Professor Marcosuel Silva Souza e Professora Ana Jacy Carneiro Leão Calasans
Funcionária homenageada: Srta. Núbia da Silva Andrade
Abaixo, a integra do discurso do Patrono da Turma, Professor Marcos Mascarenhas:
Boa Noite a todos...
Meus cumprimentos
À Digníssima Sra. Ana Claudia Cruz, Coordenadora da Ulbra pólo Salvador
Ao Digníssimo Sr. Samuel Arthur Prado, Paraninfo da Turma e Presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da Bahia
Aos Professores Homenageados
Digníssima Profª. Ana Jacy Carneiro Leão Calasans e Digníssimo Profº. Marcosuel Silva Sousa
À Funcionária Homenageada Srta. Núbia Andrade
Aos Pais, familiares e amigos dos formandos
A todos os presentes e em especial aos meus ex-alunos
Na Roma dos Césares, a figura do Patrono era reverenciada como um excelso senhor em relação aos seus escravos libertos, hoje porém, diz o verbete, é um professor com o qual a turma teve plena identificação por sua dedicação profissional, representando uma personalidade sob a édige da qual se mantém a unidade do grupo. É o defensor e o padroeiro, substantivos que se fizeram reais e palpáveis, sem falsa modéstia, se bem analisarmos nossa relação, enquanto alunos e professor nesta particular e peculiar jornada.
Recebo esta homenagem, envaidecido e agradecido aos que me honraram como Patrono desta turma tão valorosa e singular.
Caros Formandos:
Esta cerimônia marca a culminação de um processo.
Cada um de vocês fez por merecer chegar até aqui, após muito estudo, muito esforço pessoal, vivendo num arcabouço estruturado por professores, pais, familiares e amigos, que os apoiaram material e emocionalmente.
Quero portanto, nesta oportunidade, felicitá-los, e ao mesmo tempo adverti-los e conclamá-los a uma sublime missão.
Felicitá-los de forma carinhosa, efusiva e espontânea, não somente pelo sucesso obtido na etapa acadêmica, que encerramos com muito brilho nesta solenidade, mas pela inteligência, perseverança e determinação que sempre se fizeram presentes durante os nossos encontros, refletidas às vezes, em certa inquietude e burburinhos bem humorados.
Quanto a adverti-los, estejam todos cientes, que o saber apreendido estará a cobrar-lhes diuturnamente, a responsabilidade que assoma ao nosso ofício. Ao completar sua graduação, Vocês passaram a dispor de um poderoso instrumental técnico que os habilita a enfrentarem e vencerem importantes desafios profissionais, com ética, seriedade, criatividade, competência, sem dogmatismos e, sobretudo, com muito amor e dedicação.
Afirmo isto, com muita propriedade, porque também sou um ramo desta mesma árvore, caminhei nesta mesma trilha e sei, que a despeito das vicissitudes, dos obstáculos que se interponham ao nosso caminho, somos capazes de vencer e a prova de que esta é uma assertiva mais que verdadeira é estarmos aqui, juntos, nesta solenidade alegre e festiva. Vocês são todos vencedores!
Quanto à conclamação, esta é intrínseca ao mercado imobiliário, ao qual todos estamos diretamente ligados. Um mundo negocial extremamente complexo por sua extensa implicação nas relações pessoa-patrimônio, cenário em que vocês serão os atores principais, atores que a partir deste momento passarão a pensar e a agir como Gestores Imobiliários, navegando pelas esferas da Administração, do Direito, da Arquitetura e da Engenharia, da Economia, da Matemática e da Estatística, da Psicologia, do Marketing e da Comunicação, das Relações Interpessoais, entre tantas outras áreas do conhecimento, todas, sem exceção, inerentes à profissão que abraçaram.
Em razão do aumento das competências disponibilizadas, nada mais natural que as qualificações exigidas na presente fase de evolução do mercado imobiliário e das tecnologias hoje ofertadas, sejam bem diferentes das requeridas em tempos passados tornando imperativo que sejamos proativos e assumamos como auto-compromisso, uma nova postura de trabalho, a adoção de um novo perfil para atingirmos a excelência.
É este novo perfil que fará a diferença, vocês se tornarão profissionais diferenciados na sua essência e como tal, terão a obrigação moral e ética, de prover a sociedade de uma assistência condigna ao título que todos conquistaram e honrar a profissão na fiel observância dos princípios de honestidade, cumprindo as Leis da República e jamais atentando contra a dignidade da pessoa, superando e suplantando todo e qualquer desafio.
Esta é a missão de cada um de Vocês.
Despeço-me com a certeza de que aprendi muito mais do que ensinei.
Aprendi em cada momento compartilhado, aprendi com cada um de vocês, com todas as nossas qualidades e defeitos, indissociáveis e próprias da nossa condição humana...
Por tudo isso, e por todas as vitórias que certamente virão em futuro próximo e se juntarão a esta que hoje comemoramos, eu os saúdo, novos Tecnólogos em Negócios Imobiliários, abraçando a todos com as minhas mais sinceras congratulações!
Que Deus os abençoe!
Muito obrigado.
Samuel Arthur Prado CONSEGUIU se formar pela ULBRA ? Rs.. parabéns!!
ResponderExcluir