Fazer um bom negócio na compra de um imóvel exige muita pesquisa e auxílio de um corretor capacitado. O corretor de imóveis é o profissional que poderá reconhecer qual o potencial de valorização do bem adquirido em um curto espaço de tempo. Um dos fatores levados em consideração pelos corretores na hora de reconhecer uma boa oportunidade é a localização, pois é ela que irá determinar grande parte do valor do imóvel. Mesmo que alguns fatores externos sejam difíceis de antever, o conhecimento sobre a capacidade de crescimento da região torna possíveis algumas previsões de valorização do imóvel.
Além das informações privilegiadas que o corretor poderá fornecer, há outras evidências que contribuem para identificar se a localização escolhida agregará mais valor ao seu imóvel num futuro próximo. Confira algumas questões consideradas pelos corretores imobiliários e que também podem ajudar você a fazer uma projeção de valorização.
Infraestrutura da região
Todo serviço disponível nos arredores conta ponto para agregar valor ao seu imóvel. Vias com calçamento, tratamento de esgoto, acesso fácil a transporte público, presença de parques, praças, comércios e shoppings contribuem para valorizar o seu imóvel.
Fique atento a especulações sobre novos empreendimentos próximos ao seu. Eles poderão ajudar a despertar o interesse para a região. Porém, é bom avaliar se o novo também impactará em outros aspectos, como a qualidade das novas construções ou mesmo o tipo de empreendimento que pode se instalar na rua ao lado.
Espaço para mais desenvolvimento
Regiões bem desenvolvidas já costumam ter preços acima das outras, então é provável que eles se mantenham mais estáveis ao longo dos anos. Ou seja, a valorização não será tão intensa como em bairros com mais chances de expansão. Procure imóveis em bairros que estão em crescimento e oferecem mais possibilidades de verticalização. Além do mais, os bairros conhecidos como “between” estão em alta e promovem o sossego a poucos passos da agitação.
Renda per capita
O poder aquisitivo dos moradores de um bairro é um dado que deve ser considerado. Quanto maior ele for, maior será a atração de possíveis investimentos para a região, principalmente em relação a comércios e serviços. A renda per capita pode ser conferida em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou pelos próprios órgãos locais ligados ao planejamento urbano, que costumam fazer um levantamento por bairro.
Além disso, a renda também influencia diretamente no tipo de estabelecimento que vai se acomodar no entorno do bairro - gerando um atrativo ainda maior para quem quer investir em um imóvel visando um retorno a longo prazo.
Instalações vizinhas
Busque informações ou notícias sobre decisões governamentais. Elas podem influenciar no valor do seu imóvel tanto para o bem quanto para o mal, pois a liberação de determinadas instalações impactam nas imediações como um todo. Por exemplo, a construção de um presídio torna a região menos atrativa e, consequentemente, com perda de valor. Já um parque agregará qualidade de vida aos moradores das redondezas e atrairá mais interesse pela região.
Fonte: Ogliari Construtora
Fonte: Ogliari Construtora
Nenhum comentário:
Postar um comentário