A internet como espaço de divulgação é para o mercado imobiliário mais um mundo de muitas oportunidades do que desafios. Se bem utilizada, a web pode superar consideravelmente a captação se comparada às ferramentas tradicionais de classificados, além de resultar em um custo mais baixo, que pode chegar a 50% em relação aos meios analógicos. A constatação é do sócio e CEO da Imóvel Prático e diretor da rede de corretores MLS Brazil, Vinicius Ayres, que observa que, por sei mais democrática, a internet também oferece maior abrangência de informações.
Os benefícios, conforme disse ontem ao palestrar no Seminário da Atualidade Imobiliária, na Capital, já são percebidos pela maioria dos corretores. O desafio, portanto, é munir-se de orientações sobre a forma de uso, para que o investimento no canal seja adequado ao negócio. Conforme Ayres, a atividade do corretor sofreu muita pressão em função das nuances tecnológicas que criaram um novo perfil de exigências. “O público virou especialista em descarte. Então a lição é como não ser descartado dentro do curto espaço de tempo e das ferramentas que o corretor possui”, sentencia.
O executivo aponta entre as principais estratégias a inserção real nas mídias online, o que não significa mais ter ou não um website, ferramenta mais do que obrigatória atualmente. A realidade para a atração do público é, conforme ele, as redes sociais e a mobilidade. “É preciso enxergar que existe um mundo em que a inserção nele é indispensável para que não se perca espaço”, afirma.
Conforme Ayres, justamente por todas as pessoas economicamente ativas já estarem inseridas na tecnologia, além de maior exigência, o corretor também encontra um público seguro quanto aos processos. Ayres lembra que, como as informações somente são transportadas para o mundo virtual, não há diferença em relação à segurança. Como são transações simples, de consulta, sem a exigência de dados pessoais, ele acredita que se trata de um processo ainda mais seguro. “A segurança vem ao encontro disso, porque a internet oferece ainda a interatividade, com informações mais amplas, o que significa que ele vai se deslocar menos para ver o imóvel e evitar alguns eventuais surpresas desagradáveis”, explica.
O Seminário de Atualidade Imobiliária, promovido pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul (Sindimóveis-RS), teve início ontem à noite e prossegue hoje.
Fonte: Jornal do Comércio
Nenhum comentário:
Postar um comentário