domingo, 28 de julho de 2013

IV FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE ALERTA PARA COLAPSO DA PRODUÇÃO ENERGÉTICA


“O mundo está vivendo a crise da Era do Petróleo, o que corresponde ao colapso da produção energética”. Foi com essa frase que Angelo Consoli, fundador e presidente do CETRI-TIRES (Círculo Europeu para a Terceira Revolução Industrial) deu início à sua apresentação no IV Fórum de Sustentabilidade. O evento, promovido pela ADEMI-BA, foi realizado na última quinta-feira (18), no Cinemark Salvador Shopping. O encontro debateu a Terceira Revolução Industrial e o futuro das cidades na Era Pós-Carbono com a presença dos melhores especialistas do país e do mundo sobre o assunto.

Angelo Consoli defendeu que a energia solar precisa deixar de ser uma fonte marginal nas políticas de energia do mundo para tomar o lugar dos combustíveis fósseis e do combustível nuclear, altamente poluente e danoso à saúde. De acordo com o italiano, a atual crise energética tem um impacto imensurável. “Não é mais uma questão de preservar o planeta, é uma questão de preservar a raça humana”, afirmou.

Para desmistificar o conceito de que apenas cidades ricas podem ser sustentáveis, o ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, apresentou um projeto realizado na África. É a construção do Eko Atlantic – uma cidade planejada que está sendo erguida em Lagos, na Nigéria, que segue todos os conceitos sustentáveis e terá capacidade para abrigar 120 mil pessoas.

Barros definiu que sustentabilidade nada mais é do que assegurar para gerações futuras condições melhores para viver. Mostrou ainda que cidades como Salvador, com graves problemas, também podem passar por uma enorme transformação. Para isso é necessário um senso de urgência; vontade política; liderança para mudar hábitos; ações concretas e principalmente lembrar que o futuro das cidades começa com as decisões tomadas hoje.

Acesse o álbum de fotos do IV Fórum de Sustentabilidade na página da ADEMI-BA no Facebook.
Fonte: ADEMI-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário