quarta-feira, 21 de julho de 2010

PARA QUE NÃO PAIREM DÚVIDAS QUANTO A BACHAREL E TECNÓLOGO


O texto do CNE que instituiu as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico já aborda esta questão ao estabelecer a especificidade dos cursos de tecnologia: "o curso superior de tecnologia é essencialmente um curso de graduação, com características diferenciadas de acordo com o respectivo perfil profissional de conclusão". E continua: "a permanente ligação dos cursos de tecnologia com o meio produtivo e com a necessidade da sociedade colocam-nos em uma excelente perspectiva de contínua atualização, renovação e auto-reestruturação".

Os cursos tecnológicos foram concebidos para atender às reais necessidades do mercado e da sociedade. Isto fica claro quando as próprias diretrizes curriculares fazem distinção entre o bacharel e o tecnólogo: "a formação do tecnólogo é, obviamente, mais densa em tecnologia. Não significa que não deva ter conhecimento científico. O seu foco deve ser o da tecnologia, diretamente ligada à produção e gestão de bens e serviços. A formação do bacharel, por seu turno, é mais centrada na ciência, embora sem exclusão da tecnologia. Trata-se, de fato, de uma questão de densidade e de foco na organização do currículo".

Se você já se deparou com questões como “qual a diferença em concluir um curso de graduação com formação em bacharel, licenciatura ou tecnólogo?” ou “quais as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções?”, não se preocupe, você não foi o primeiro e, certamente, não será o último.
Primeiramente, cabe ressaltar que os cursos de graduação estão abertos a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Além disso, as instituições de ensino deverão informar aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, tais como, duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação.

Bacharelado ou Título Específico
São cursos que habilitam o aluno a exercer uma profissão de nível superior. Alguns cursos de bacharelado oferecem diferentes tipos de habilitação que devem, necessariamente, compartilhar um núcleo comum de disciplinas e atividades. Podemos citar exemplos de cursos de graduação que fornecem diplomas de bacharel ou títulos específicos referentes à profissão, tais como, Medicina, Engenharia, Arquitetura, Direito, entre outros.

Alguns cursos, por sua vez, concedem habilitações em mais de uma profissão, sendo assim, o curso de Comunicação Social, por exemplo, apresenta habilitações em Jornalismo, Marketing e Publicidade e Propaganda.

Licenciatura
A Licenciatura destina-se à formação de professores para atuar tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental e Médio. No Primeiro caso, incluindo os anos iniciais do Ensino Fundamental, a formação se dá nos Cursos Normais Superiores, podendo também realizar-se em cursos de Pedagogia, quando oferecidos pelas universidades, faculdades e centros universitários.
Nas séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a formação se dá nas licenciaturas das áreas específicas do conhecimento, como licenciatura em Física, Matemática, Geografia, Letras e demais matérias.
A formação de profissionais da área da Educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino. Já a formação de professores para a Educação Básica é feita em cursos superiores de licenciatura e de graduação plena, sempre supervisionados pela Coordenação de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC).
Algumas instituições de ensino dispõem as duas opções aos alunos em determinadas matérias, possibilitando a oportunidade de se tornar bacharel ou diplomado em licenciatura, em determinada área.

Tecnólogo
O Tecnólogo é um curso superior de curta duração, geralmente de 4 a 8 semestres, que objetiva a formação de profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Essa opção de formação tem grande procura, pois apresenta cursos em áreas específicas com carga horária inferior, facilitando assim a freqüência dos alunos. Muitos deles, vale ressaltar, já estão inseridos no mercado de trabalho.

Aquele que seguir qualquer uma dessas opções pode dar continuidade ao ensino cursando a pós-graduação Stricto Sensu ou Latu Sensu, dependendo da carreira que pretenda seguir.
Lembre-se que apenas o conhecimento qualifica o profissional, portanto, mantenha-se informado e atualizado, buscando sempre aprimoramento e desenvolvimento intelectual

Nenhum comentário:

Postar um comentário