quinta-feira, 8 de julho de 2010

FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE


1. O que é
Brainstorming é uma ferramenta para geração de novas idéias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação.
2. Quando usar
O Brainstorming é útil quando de deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou ações a serem tomadas.
3. Estilo
Geração livre de idéias, num espaço de tempo entre 30 e 60 minutos. Pode durar mais ou menos, dependendo da complexidade do assunto e da motivação da equipe. Usualmente, é um trabalho em equipe, mas pode também ser individual. As equipes variam entre 4 e 8 pessoas.
4. Como usar
4.1. Prepare o grupo
Dedique o tempo suficiente para esclarecer os propósitos da sessão de Brainstorming e as cinco regras que devem ser seguidas:
1. Suspensão do julgamento:
Estão proibidos os debates e as críticas às idéias apresentadas, pois causam inibições e desvios dos objetivos.
2. Quantidade é importante:
Quanto mais, melhor.
3. Liberdade total:
Nenhuma idéia é suficientemente esdrúxula para ser desprezada. Pode ser que ela sirva de ponte para idéias originais e inovadoras.
4. Mudar e combinar:
Em qualquer momento, é permitido que alguém apresente uma idéia
que seja uma modificação ou combinação de idéias já apresentadas por outras pessoas do grupo. Contudo, as idéias originais devem ser mantidas.
5. Igualdade de oportunidade:
Assegure-se de que todos tenham a chance de apresentar suas idéias.
4.2. Defina o problema
A clara definição do problema é um dos pontos mais importantes e, freqüentemente, um dos mais negligenciados. Descreva o problema ou assunto para o qual estão procurando idéias e assegure que todos o tenham compreendido. Evite que o grupo tome caminhos errados. Uma boa medida é escrever a definição muma folha de flipchart e colocá-la na parede.
4.3. Geração de idéias
Nesta etapa as idéias são criadas e anotadas. Siga os seguintes passos:
1. Estabeleça o tempo máximo de duração da sessão de geração de idéias. Designe alguém para controlar o tempo.
2. Comunique o tópico a ser analisado na forma de uma pergunta. Assegure-se de que todos o entendam.
3. Conceda alguns minutos para que todos pensem sobre a pergunta e peça que eles
apresentem suas idéias.
Defina se as idéias serão solicitadas de forma estruturada ou não estruturada:
- Estruturada:
O facilitador define uma rotação de maneira que cada pessoa contribua com uma idéia em cada turno. Se a pessoa não tem uma idéia, passa a vez.
- Não estruturada:
As pessoas apresentam suas idéias à medida que vão surgindo. Este método requer que o facilitador monitore de perto o processo para assegurar que as regras sejam seguidas e que todas as pessoas tenham a chance de participar.
4. Anote as idéias numa folha de flipchart e disponha-as de forma que todos possam vê-las. Isto evita duplicidades, mal entendidos e ajuda a estimular o pensamento criativo no grupo.
- Anote as idéias exatamente como foram faladas. Não as interprete.
- Tente obter uma lista mais longa possível. Faça o Brainstorming até que todos os
participantes tenham esgotado suas idéias ou que o tempo tenha expirado.
5. Terminada a sessão de geração, esclareça o significado de todas as idéias apresentadas, para assegurar que todos tenham o mesmo entendimento. Aponte cada idéia e pergunte se alguém tem perguntas sobre seu significado. Você pode pedir ao autor da idéia que a explique melhor.
6. Elimine as duplicidades. Se duas ou mais idéias parecem ser a mesma coisa, você deve combiná-las ou eliminar as duplicatas. Para isto, é necessário obter a concordância de seus autores de que elas têm o mesmo significado. Se não concordarem, mantenha as idéias intactas e separadas.
4.4. Após o Brainstorming
- Reúna as idéias afins e as classifique em temas e categorias.
- Dentro de cada categoria, procure combinar as idéias similares e eliminar as duplicidades.
- Selecione as melhores idéias para serem analisadas, melhoradas e aproveitadas.
- Dê ao grupo um feedback sobre o resultado final do Brainstorming e mostre como suas
contribuições foram valiosas.
5. Variações
Brainwriting: as idéias são anotadas em tiras de papel e passadas ao facilitador que as anota numa folha de flipchart, sem identificar os autores. Pode-se também usar post-its que são colocados na parede ou quadro.
Brainstorming individual: Algumas pessoas pensam melhor quando trabalham sozinhas. Neste caso, elas podem usar as regras do Brainstorming para apoiar a geração de idéias. Pode ser bastante útil o uso do Mapa Mental para classificar e desenvolver as idéias geradas.

Adaptando o Brainstorming ao mercado imobiliário:
1. Levante todas as informações necessárias para o estudo de um imóvel avulso, ou empreendimento em lançamento.
2. Elabore os argumentos de vendas a serem empregados na comercialização do imóvel.
3. Lembre-se que a meta do Gestor Imobiliário é responder a todas as objeções antes que elas surjam.
4. Ao término da sessão de brainstorming estabeleça uma nova proposta de ação e boas vendas.

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